Comunidade Catas Altas recebe obra de iluminação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

publicada em 21 de junho de 2011, às 13h13

 

A iluminação especial instalada na Igreja proporcionará uma melhor visão do templo e da riqueza de detalhes da edificação.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan-MG) e a Prefeitura de Catas Altas entregaram ontem, 20 de junho, a nova iluminação interna da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que valoriza o acervo histórico da igreja, conservando o patrimônio da cidade.

Para a entrega da iluminação estiveram presentes: o Padre Armando Godinho, pároco responsável de Catas Altas, o prefeito e o vice-prefeito de Catas Altas, Saulo Morais de Castro e José Venâncio de Morais, o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, Leonardo Barreto e a população catas-altense.

Leonardo Barreto enfatizou que, além de valorizar o acervo, a nova iluminação contribuirá para a preservação desse belo patrimônio, deixando o ambiente mais agradável para os visitantes e para a realização das missas e afirmou ainda que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos monumentos históricos mais ricos de Minas Gerais.

O prefeito de Catas Altas relatou a importância da preservação do patrimônio histórico para Catas Altas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição conta a história de Catas Altas e dos catas-altenses, remete aos antepassados daquela região e faz parte da vida da comunidade, preservá-la é permitir que as futuras gerações conheçam suas referências culturais, além de possibilitar aos visitantes um passeio pela história de Minas Gerais e da cidade de Catas Altas.

Conheça a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Catas Altas
Localizada na praça central da cidade, também chamada de praça da Matriz, ao fundo da qual se ergue a pedra da Serra do Caraça. A igreja é um dos mais importantes templos mineiros e uma das poucas igrejas em que se pode fixar a data de fundação com precisão, pois uma notícia inserida no Códice Matoso dá conta que em 1739 foi feito o translado do Santíssimo Sacramento para a "nova matriz, que hoje existe" (1750). Construída em madeira, taipa e pedra, apresenta elementos raros em nossa arquitetura e um dos mais impressionantes conjuntos de talha dentre as igrejas mineiras. Os altares laterais da nave são da primeira metade do século XVIII. A igreja está inacabada sendo possível identificar, em seu interior, as diversas fases dos trabalhos ornamentais e da sua construção.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Catas Altas possui grande representatividade para o Brasil, tendo sido reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro em 1939, no Livro de Belas Artes.

Uma boa documentação sobre os construtores do templo também foi preservada e, através dela, sabemos que nele trabalharam os conhecidos entalhadores Francisco Xavier de Brito e Francisco Vieira Servas. O primeiro produziu destacadas obras, sobretudo em Ouro Preto e Mariana e o segundo é responsável por trabalhos de entalhe na Igreja do Carmo de Sabará e esculturas no Santuário de Congonhas. No trono está ainda o Cristo crucificado, obra do Aleijadinho.

Existe na fachada um óculo cruciforme, três portas externas almofadadas, ficando sobre cada uma delas uma janela envidraçada. É de uma simplicidade característica do rococó mineiro. Não há altares no transepto e sim portas que levam ao interior da matriz. Acima delas estão as pinturas dos quatro doutores da Igreja, atribuídas por alguns a Manuel da Costa Ataíde.

No altar-mor existem esculturas representando a Santíssima Trindade com uma grande variedade de anjos e querubins. No altar da direita encontra-se um púlpito em madeira talhada que é atribuído a Aleijadinho.

A parte plana do arco-cruzeiro está dividida em quatro painéis, onde estão pintadas várias cenas bíblicas e, logo abaixo, estão duas portas que dão acesso às dependências internas do templo.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin