Complexo Ferroviário de São João del Rei (MG) passa a ser do Iphan

Assinatura do contrato de cessão provisória de uso gratuito do Complexo Ferroviário de São João Del Rei, pactuado entre Iphan-MG e SPUParte da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, o Complexo Ferroviário de São João del Rei (MG) e os trechos que integram o caminho do trem turístico que liga a cidade à Tiradentes (MG) foram cedidos ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelos próximos 20 anos. O contrato de cessão provisória de uso gratuito foi assinado nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Iphan, e permitirá a criação de um plano de gestão compartilhada entre o Instituto, as prefeituras e a Valor Logística Integrada (VLI), atual administradora do bem.

“O bem é tombado pelo Iphan desde 1989 e agora poderemos implementar a gestão compartilhada. O Complexo Ferroviário é um patrimônio cultural nacional de grande relevância e integra o PAC Cidades Históricas”, afirmou a superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino. 

Participaram da cerimônia de assinatura do contrato o superintendente da SPU em Minas Gerais, Laerson Gomes Junior, Célia Corsino, as chefes dos Escritórios Técnicos do Iphan em São João del Rei, Tatiana Paiva, e Tiradentes, Luciana Bonuti, a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, Ruth Nascimento Viegas, a secretária municipal de cultura de São João del Rei, Elvira Morethson, além de representantes da VLI. 

Localizado em uma área de 35 mil metros quadrados, entre as Avenidas Hermílio Alves e Antônio Rocha, Rua Quintino Bocaiúva e Praça dos Ferroviários, o Complexo Ferroviário integrava a antiga Rede Ferroviária Federal (RFSSA), extinta em 2007. Entre os imóveis estão a Estação Ferroviária, o primeiro e o segundo módulos do Museu Ferroviário, o Centro de Artes, o antigo Armazém, as Oficinas mecânica, de fundição e de ferraria e a Casa de Máquinas.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Ananda Figueiredo - ananda.figueiredo@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin