Imóveis do centro histórico de Sobral (CE) têm financiamento especial

Sobral (CE)Moradores do centro histórico da cidade cearense de Sobral contam com uma linha de crédito especial para obras de recuperação e restauro de seus imóveis. Até o dia 19 de maio, os interessados devem entregar o formulário de candidatura, que consta no edital de seleção para acessar o financiamento, na Casa do Capitão Mor José Xerez de Furnas Uchôa (Rua Randal Pompeu, 145, Centro, Sobral, CE). Serão disponibilizados R$ 1.890.098,35 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O prazo inicial para inscrição foi prorrogado para garantir maior participação dos proprietários de imóveis.

As condições especiais são a possibilidade de um financiamento sem juros fixos, pois o saldo devedor apenas é atualizado mensalmente pelo INPC; início do pagamento somente seis meses após a finalização das obras; não há limite de idade pra solicitar; prazo para pagamento da dívida de até 15 anos para imóveis com uso residencial e de até 10 anos para imóveis com outros usos.

O financiamento para recuperação de imóveis privados é uma ação do Iphan, em parceria com os municípios e o Banco do Nordeste. O objetivo é estimular os moradores e empresários locais a conservarem seus imóveis, e consequentemente os sítios históricos, possibilitando a permanência da população tradicional na área protegida, e suas atividades no local.

Dessa forma, o Iphan contribui para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para o desenvolvimento social das populações daquelas áreas. A recuperação dos imóveis privados busca adequá-los aos seus diversos usos, resguardando, ao mesmo tempo, a integridade e seus valores culturais, contribuindo para uma maior qualidade aos espaços que a população usufrui.

Regras
O financiamento é disponibilizado com recursos do Iphan e do município, com operacionalização do BNB. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, proprietários ou justos possuidores do imóvel, como proprietários, promitentes compradores, inquilinos, comodatários; cônjuges ou conviventes do proprietário ou justo possuidor; parentes consanguíneos (pai, mãe, filhos ou irmãos) do proprietário ou justo possuidor; e qualquer sócio de pessoa jurídica proprietária ou justa possuidora.

As obras que podem ser financiadas são as de recuperação de fachadas e coberturas, incluindo demolições ou reconstruções para reparar intervenções anteriores que descaracterizaram o bem; estabilização ou consolidação estrutural; instalações elétricas e hidrossanitárias; adequações à legislação sanitária quanto à ventilação, insolação e instalações sanitárias; restauração de bens integrados ao imóvel (painéis azulejares, forros com pinturas artísticas, pinturas murais, etc., mediante avaliação do Iphan); projetos de arquitetura, engenharia e de restauração; confecção de placas de obra; custos cartoriais para registro do contrato e hipoteca, quando esta for a garantia escolhida; ruínas poderão ter financiada a execução de toda a estrutura, paredes de vedação, esquadrias, instalações elétricas e hidrossanitárias, de forma a viabilizar seu uso.

História

O conjunto arquitetônico e urbanístico de Sobral, tombado pelo Iphan em 2000, abrange uma área que se estende da margem do rio Acaraú à Rua Coronel Monte Alverne, onde estão inúmeros imóveis e espaços públicos. Dentre suas valiosas edificações remanescentes do século XVIII, estão o Teatro e a Praça São João, um conjunto de casas em estilo art noveau, sobrados decorados com motivos greco-romanos e várias construções religiosas, como as igrejas da Sé e dos Pretinhos de Nossa Sra. do Rosário (construída por escravos). 

As origens de Sobral - fundada em 1757 - remontam ao início do século XVIII, quando fugitivos de invasores estrangeiros do litoral do Nordeste se embrenharam pelo interior cearense, instalando-se às margens dos rios Jaguaribe e Acaraú. Por volta de 1728, Antônio Rodrigues Magalhães, procedente do Rio Grande do Norte instalou, na região, a Fazenda Caiçara, considerada berço do município. Surgiu daí, o núcleo original de Sobral em torno da fazenda e da pecuária, que se expandiu a partir de 1756, quando Rodrigues Magalhães cedeu terras da fazenda para a construção da matriz de Nossa Sra. da Conceição. 

Sobral teve participação destacada em fatos importantes da história do Brasil, como a Confederação do Equador, em 1825. Recebeu foros de cidade em 1841. Em meados do século XIX, surgem os sobrados com três ou quatro águas, com motivos greco-romanos ou elementos decorativos à Bonaparte, como os de Domingos José Pinto Braga e do major João Pedro Bandeira de Melo. Ainda dessa fase, destacam-se sobrado da esquina da rua Ernesto Deocleciano e o sobrado que abriga a atual Casa da Cultura de Sobral.

Acesso o folder da Prefeitura de Sobral sobre o financiamento.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Carmen Lustosa – carmen.costa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5512- 2024-5504 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr   

Sobral (CE)

  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Museu Dom José em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Teatro São João em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Casa do Capitão-Mor em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Casa do Capitão-Mor em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Igreja de Nossa Senhora das Dores em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Igreja de Nossa Senhora das Dores em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Igreja de Nossa Senhora das dores em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Igreja de Nossa Senhora das Dores em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Igreja de Nossa Senhora das Dores em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Igreja da Sé em Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
  • CE_Sobral
    Sobral (CE)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin