Congresso de Carimbó reúne grupos do Pará

O Carimbó foi trazido ao Brasil por negros escravos africanos e incorporou influências indígenas e ibéricas.Para fortalecer a autonomia e protagonismo dos grupos e comunidades carimbozeiras na luta pela garantia de direitos e salvaguarda, será realizado, entre os dias 24 e 26 de maio, o II Congresso Estadual do Carimbó, no Pará. O evento é um desdobramento do processo de registro do Carimbó como Patrimônio Cultural brasileiro, que vem, desde 2005, sendo discutido pelos mestres, grupos tradicionais e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Após a conquista do registro em 2014, foi iniciada a mobilização junto aos grupos e comunidades carimbozeiras para a discussão da construção do Plano de Salvaguarda do Carimbó e o fortalecimento da organização comunitária em âmbito estadual e nacional. Assim, o evento, que chega agora a sua segunda edição, é organizado pela Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, com apoio do Iphan.

O II Congresso Estadual do Carimbó reunirá grupos e entidades de Carimbó de 30 municípios paraenses, além de mestres e mestras, músicos, compositores, dançarinos, artesãos e produtores, garantindo representatividade política territorial inédita na história do Carimbó. O Congresso está sendo realizado com recursos do Iphan, garantidos por meio de uma parceria celebrada através de Termo de Colaboração com a Associação do Carimbó e Cultura Popular de Salinas (ACCUPSAL), entidade selecionada por meio de chamamento público para executar as ações de salvaguarda definidas pelo Comitê Gestor da Salvaguarda.

Carimbó: Patrimônio Cultural Brasileiro 
Expressão que compreende todo um complexo lúdico de práticas, sociabilidades, esteticidades e performances, o Carimbó constitui uma das mais emblemáticas e alegóricas referências da cultura paraense e está registrado, desde 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Os temas das canções dessa manifestação são, em geral, alusivos a elementos da fauna e da flora da Amazônia, ao dia a dia do trabalho e às práticas cotidianas. A palavra carimbó diz respeito ao tambor, posteriormente denominando também a expressão como um todo: reuniões entre amigos para fazer o Carimbó, apresentações em festivais e outros eventos, festas em devoção a São Benedito, etc.

Serviço:
II Congresso Estadual do Carimbó – Patrimônio Cultural Brasileiro

Data: 24 a 26 de maio de 2017
Local: Centro de Cultura e Formação Cristã, Ananindeua/PA

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin