Ação é premiada por promover diversidade cultural dos quilombolas do Vale do Jequitinhonha (MG)

Virgem da Lapa (MG)

Lugar de dor, lugar de luta. No descanso, faz-se a morada da resistência, da busca pela liberdade. Num pedaço de solo onde brota esperança, memória, cultura e tradição, que os ancestrais do povo negro revivem. São ali eternizados, ao transmitir aos jovens seus nobres ensinamentos, com respeito e amor. Nos quilombos, os afrodescendentes mantêm vigoroso seu rico legado. Em sua própria terra, nutrem suas raízes culturais, formando um forte vínculo com o passado, sem tirar o foco do futuro. 

Em reconhecimento à importância das vivências, dos saberes, das expressões e das manifestações culturais dos povos quilombolas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que o projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória empenha esforços em preservar esses bens como verdadeiro patrimônio cultural.

O projeto, que pesquisou e registrou a diversidade cultural nas comunidades quilombolas dos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa, do Vale do Jequitinhonha, é um dos vencedores da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A iniciativa, que realiza um relevante trabalho de resgate e preservação da memória histórica e cultural desses povos, receberá R$ 30 mil como prêmio. A cerimônia de premiação das oito ações vencedoras deste ano será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), no dia 24 de outubro.

Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG) Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)

Quilombolas do Vale do Jequitinhonha: As tradições, que se mantêm vivas

A concentração da população negra no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, se deu desde o início do século XVIII, quando as atividades garimpeiras do ouro eram operadas pelos negros escravizados. Por ter sido um dos principais refúgios dos escravos que fugiam das senzalas, o território do médio Jequitinhonha possui hoje uma exuberante diversidade cultural, e de forma significativa, as manifestações da cultura afrodescendente permanecem na região.

Enquanto os habitantes mais velhos guardam a memória de sua história, os mais jovens lutam para que essas tradições não se percam com o passar do tempo. Nos quatro municípios pesquisados, a equipe de documentaristas do projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória (MG) participou de festas, encontros, apresentações, especialmente marcadas para esses registros, nas quais as comunidades revelaram suas danças, histórias e canções.

Ancestralidade, alegrias, dificuldades, costumes, festas e conhecimentos tradicionais são registrados pelo projeto, por meio de depoimentos históricos de personagens importantes, de diferentes gerações, traçando o perfil da vida nas comunidades quilombolas. Além disso, a ação editou um livro com entrevistas, fartamente ilustrado. O trabalho resultou também na produção de 30 vídeos de curta duração, de um banco de imagens e de um site, que disponibiliza todo o material gratuitamente para o público.

É nesse contexto que o trabalho realizado pelo projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória reforça a certeza de que o Vale é uma região na qual o fazer do povo, seja na dança, na religião, na culinária, ou em seu cotidiano, é muito vivo. Essas ações têm colaborado para que os grupos quilombolas  resistam ao sistema, apesar das violações de seus direitos ao longo de décadas.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Íris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Quilombolas do Vale do Jequitinhonha (MG) - Ação Vencedora do PRMFA 2017

  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
  • Premios_PRMFA_2017
    Quilombo do Vale Jequitinhonha (MG)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin