Acervo de Hospital Psiquiátrico de Porto Alegre (RS) une ciências humanas e políticas de saúde
A poesia surge das palavras delineadas nos papéis, nas paredes, nos muros, no chão, como se fossem verdadeiros quadros, que transbordam vida e imaginação. Não há barreiras, não há limites para criar. Nas pinturas de tons vibrantes, percebe-se a dança entre as cores, formando traços aleatórios. A liberdade criativa concebe obras de arte, expressas pelas mentes que transitam entre o real e o irreal.
A oficina de criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre (RS), produziu um rico acervo a partir de trabalhos expressivos de pinturas, desenhos, bordados e escritas, criados por pacientes residentes, ou não, do hospital. Por ser uma iniciativa inovadora, que congrega as ciências humanas e políticas de saúde, a ação Arquivo e Testemunho: Acervo da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro é um dos vencedores da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo franco de Andrade.
O projeto receberá o prêmio de R$ 30 mil. A cerimônia de premiação das oito ações vencedoras deste ano será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), no dia 24 de outubro.
A arte como dispositivo de expressão
Coordenado pela professora Tania Mara Galli Fonseca, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2000, o projeto realiza uma atividade de pesquisa e extensão desenvolvida na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Juntamente com a psicóloga-coordenadora da oficina, Bárbara Neubarth, a ação atua na criação de um acervo para fins de salvamento e guarda desses trabalhos de expressão artística.
O projeto desenvolve um dispositivo de expressão para que pessoas portadoras de algum sofrimento psíquico manifestem por meio da arte seus pensamentos e emoções, criando assim uma via comunicacional de inclusão social. A iniciativa alcançou relevância por catalogar o acervo da instituição, que atualmente reúne mais de 200 mil obras, além de disponibilizar todo o material reunido ao público.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Íris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr