Seminário Internacional discute futuro do patrimônio cultural

Banner Vertical Seminário O Futuro do PatrimônioNo ano em que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 80 anos, seus esforços e atenções voltam-se para uma missão fundamental: refletir sobre a evolução da política de preservação e a gestão do Patrimônio Cultural. Assim, com foco nos próximos 80 anos, o Iphan promoveu, entre os dias 26 e 27 de outubro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), o Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio.

A programação trouxe palestrantes representantes de Portugal, Espanha, Holanda, Suécia, Canadá, China, Argentina e Brasil. Os debates foram divididos em quatro blocos com temáticas distintas, consideradas fundamentais para o futuro das políticas patrimoniais: cultura arquitetônica, cultura antropológica, cultura arqueológica e cultura urbanística e documental. Com a mediação de representantes do Iphan, os especialistas apresentaram as experiências internacionais no tema e dialogaram com as possíveis aplicações e demandas do Brasil.

O evento, que contou com o patrocínio do BNDES e da Vale, é parte de uma extensa programação que ocorre ao longo de todo o ano, dentro das comemorações do aniversário da instituição. “Com o slogan Iphan+80, estabelecemos parcerias e uma extensa agenda com foco em mostrar o que fizemos em prol da conservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, salientar as difíceis condições com que exercemos a missão institucional durante essas oito décadas e questionar a sustentabilidade do modelo de gestão patrimonial existente no país”, explica a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

Assista as paletras

Revista do Patrimônio
Na agenda do primeiro dia do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio, 26 de outubro, houve o lançamento da edição comemorativa da Revista do Patrimônio. A publicação – que também completa 80 anos– reúne artigos de especialistas na área, trazendo contribuições capazes de agregar conteúdo à discussão sobre a gestão do Patrimônio Cultural.

A Revista do Patrimônio teve sua primeira edição lançada em 1937, logo após a criação do Iphan, sob a coordenação do primeiro presidente da instituição, Rodrigo Melo Franco de Andrade. Durante esses 80 anos, foi o meio para a publicação de artigos e ensaios sobre o patrimônio cultural, arte e história, com a colaboração de inúmeros especialistas, de dentro e de fora do Iphan, tais como Lucio Costa, Gilberto Freire, Mário de Andrade, Curt Nimuendaju, Heloisa Alberto Torres, entre outros.

Para essa edição comemorativa, que tem patrocínio da Vale, a Revista se dividiu em dois tomos: um retrospectivo, que olha criticamente para o passado, a partir da ação do Iphan ao longo de oito décadas de desafios na condução das políticas de preservação do Patrimônio Cultural no Brasil; e outro prospectivo, que, assim como a proposta do Seminário Internacional, se atenta para o futuro do Patrimônio, promovendo uma reflexão crítica e uma ampliação da consciência patrimonial.

Entrada do Museu do Amanhã

Por 80 e mais 80
O lançamento da Revista do Patrimônio e o Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio são parte das ações incluídas na proposta do Iphan+80, que vem discutir a política patrimonial para as próximas décadas, a partir das celebrações dos 80 anos do Iphan. Criado por lei em 1937, a história do Instituto se confunde com a trajetória cultural do Brasil. Ao longo dessas oito décadas, a política nacional de Patrimônio Cultural foi expandida e se relaciona hoje com diversos campos de atuação, como gestão urbana, gestão ambiental, educação, direitos humanos e culturais.

Nesses 80 anos de atividade foram tombados 87 conjuntos urbanos, o que implica em cerca de 80 mil bens em áreas tombadas e 531 mil imóveis em áreas de entorno (já delimitadas). O Iphan também tem sob sua proteção 1,2 mil bens materiais tombados, oito terreiros de matrizes africanas, 24 mil sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de objetos arrolados (incluindo o acervo museológico), 41 bens imateriais registrados, além de cerca de 250 mil volumes bibliográficos e vasta documentação de arquivo.

Vale
Sobre o patrocínio, para a Vale, investir em cultura é uma forma de reconhecer o que é genuíno e tem significado para a vida das pessoas.  A empresa contribui com iniciativas e projetos que promovem a identidade brasileira e seus patrimônios culturais, a conexão e o aprendizado para o desenvolvimento. Participar das comemorações dos 80 anos do Iphan é motivo de orgulho e uma forma da Vale valorizar as diversas iniciativas desenvolvidas pela entidade voltadas à salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro e que estão alinhadas com o que a empresa acredita e também busca fazer.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br

Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovB

Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio

  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional04
    Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, recebe homenagem da Vale pelos 80 anos do Iphan
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional07
    Kátia Bogéa, presidente do Iphan, no discurso de abertura do evento
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional01
    Abertura do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional02
    Abertura do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional09
    Antonio Ponte, Andrey Schlee, Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez compuseram primeira mesa do Seminário
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional11
    Antonio Arantes, Hermano Queiroz, Jesús Prieto de Pedro e Yan Haiming na segunda mesa do Seminário Internacional
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional05
    Público prestigia primeiro dia do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional06
    Público prestigia primeiro dia do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional03
    Abertura do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional08
    Primeira mesa do seminário debateu a Cultura Arquitetônica e o Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_1_Seminário_Internacional10
    Segundo assunto debatido no Seminário foi a Cultura Antropológica e o Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_2_Seminário_Internacional1
    Público atento no segundo dia do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_2_Seminário_Internacional2
    Cultura Urbanística e Documental e o Futuro do Patrimônio é o tema do debate da terceira mesa
  • NAC_Eventos_Dia_2_Seminário_Internacional3
    Quarta mesa do evento discute Cultura Arqueológica e o Futuro do Patrimônio
  • NAC_Eventos_Dia_2_Seminário_Internacional4
    Com palestrantes, presidente do Iphan encerra atividades do seminário
  • NAC_Eventos_Dia_2_Seminário_Internacional5
    Encerramento do Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin