Simpósio debate Patrimônio Cultural e Setor Energético

publicada em 26 de setembro de 2013, às 12h28

 

Com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, na plenária solene de abertura, teve início nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, em Natal (RN) o Simpósio e Oficinas de Trabalho para o Desenvolvimento entre o Setor Energético e o Patrimônio Cultural.

Até sexta-feira, os participantes debaterão as novas tecnologias e as ações empregadas setor energético nacional. A presidenta do Iphan falou sobre Preservação Cultural e Investimento em Energia: convivência possível e essencial.

Em parceria com Centro de Estratégias de Recursos Naturais e Energia (CERNE) e Associação Brasileira de Energia Eólica – (ABEEólica), o Iphan busca que o debate aberto entre gestores e pesquisadores das especialidades e entidades ligadas ao patrimônio cultural, sirva como meio de aproximação para que a troca de informações seja privilegiada. O simpósio conta também com um painel explicativo sobre o componente cultural no licenciamento ambiental de empreendimentos e a elaboração da carta Futuro e Patrimônio 2013.

A necessidade de uma revisão do processo atual de licenciamento para minimizar ou excluir situações que não apresentem impacto ao patrimônio arqueológico é uma das propostas oferecidas pelo simpósio.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresenta em reuniões com o Iphan medidas possíveis de serem implementadas para melhorar a qualidade do trabalho realizado. Entre elas, estão a ampliação da informatização dos processos e a unificação dos cadastros para um sistema único para entrada dos dados do licenciamento.

Confira a programação clicando [aqui].

Serviço:
Simpósio e Oficinas de Trabalho para o Desenvolvimento entre o Setor Energético e o Patrimônio Cultural
Data:
26 e 27 de Setembro
Horário: 8h.
Local: Hotel Parque Via Costeira – Via Costeira - Av. Senador Dinarte de Medeiros  Mariz, 1195 -Ponta Negra – Natal (RN).

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin