#SOMOSTODOSIPHAN - 80 anos preservando o Patrimônio Cultural Brasileiro

Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, em discurso de abertura da cerimônia da 30ª edição do PRMFA

“Isso é o Iphan: uma autarquia federal responsável por uma política de Estado que, a partir de sua experiência acumulada, contribuiu para que a Constituição de 1988 destacasse como responsabilidade do Poder Público e da comunidade a missão de promover e proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro. Patrimônio constituído de bens de natureza material e imaterial portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. Presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

Jongo do Sudeste, Maracatu, Bumba Meu Boi do Maranhão e a Capoeira encheram o palco do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro (RJ), com ritmos, formas, movimentos, danças e cores. Os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foram celebrados pela riqueza e pela beleza do Patrimônio Cultural Brasileiro. Nada mais justo que a comemoração das oito décadas de uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina ocorresse com o que há de mais representativo na cultura do Brasil: sua diversidade.

Show do Grande Encontro reúne diversas manifestações culturais no palco do Theatro Municipal

O Rio de Janeiro, cidade que possui um grande número de bens protegidos – tombados e registrados em nível federal – e que também é Patrimônio Mundial por sua Paisagem Cultural Urbana, foi escolhido para ser o cenário dessa celebração. O evento, que aconteceu no dia 24 de outubro, teve como um dos destaques a cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a mais importante premiação do país voltada para ações de valorização, promoção e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Nesta 30ª edição, o Prêmio, promovido pelo Iphan, contemplou oito projetos, dos estados do Amapá, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Cerimônia celebrou a 30ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
#somostodosiphan

Durante a cerimônia, o Iphan também homenageou parceiros, entre instituições e personalidades, que se destacaram nos últimos 80 anos na gestão do Patrimônio Cultural, com a Medalha Mário de Andrade, instituída para celebrar os 80 anos do Instituto. Participaram da festa a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, diretores e funcionários da instituição, além de representantes da empresa State Grid e de Furnas Centrais Elétricas, patrocinadores da cerimônia. 

O Iphan e seus servidores também foram homenageados durtante a cerimônia. Ao agradecer a Medalha Mário de Andrade, a Diretora Geral da Unesco, Irina Bokova enviou uma carta onde ressalta a importância do trabalho da instituição para o Brasil e para o mundo. Também foi lida a mensagem do ex-presidente da República, José Sarney, parabenizando o Iphan e o nível técnico de seus servidores.

A plateia, formada por premiados, homenageados e convidados, foi agraciada com o show O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

#SomosTodosIphan

Citando os nomes de personagens fundamentais para a construção do Patrimônio Cultural Brasileiro, como Rodrigo Melo Franco de Andrade, Mário de Andrade, Lucio Costa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, entre outros, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, em seu discurso, lembrou da importância do envolvimento da sociedade civil e o poder público na luta pela preservação dos bens culturais do povo brasileiro. “O objetivo é garantir o desenvolvimento sustentável, comprometido com a geração de empregos e renda, e com a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou a presidente. Kátia Bogéa destacou ainda que a missão de proteger o patrimônio é dever de todos e tem que ser compartilhada por meio de amplas parcerias, dividindo as responsabilidades entre a União, os Estados, os municípios e a sociedade.

No encerramento de seu discurso, muito emocionada, Kátia Bogéa, ainda fez um apelo em defesa da instituição que trabalha há 80 anos pela promoção, proteção e salvaguarda dos bens que garantem a identidade cultural do país: o Iphan. “Hoje, eu e os fundadores do Iphan aqui neste palco, irmanados aos servidores e ex-servidores que estão na plateia, conclamamos todos a lutar pela preservação do Iphan. É chegada a hora de proteger a instituição que soube proteger a memória da nação. Passados 80 anos de luta, posso afirmar que hoje o Iphan é Patrimônio do Brasil!”.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br 
Íris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

  • NAC_Eventos_PRMFA30
    Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, discursa na abertura da 30a edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
  • NAC_Eventos_PRMFA30_02
    Apresentação de Roda de Capoeira no PRMFA
  • NAC_Eventos_PRMFA30_03
    Os ritmos do tambor de crioula, do Maranhão
  • NAC_Eventos_PRMFA30_04
    Teve Bumba-meu-boi na cerimônia do PRMFA
  • NAC_Eventos_PRMFA30_05
    A riqueza da cultura afro-brasileira representada no palco do Theatro Municipal
  • NAC_Eventos_PRMFA30_06
    #somostodosiphan
  • NAC_Eventos_PRMFA30_07
    Os membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural foram alguns dos homenageados com a Medalha Mário de Andrade
  • NAC_Eventos_PRMFA30_08
    O Maracatu fazendo a festa da plateia do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
  • NAC_Eventos_PRMFA30_09
    Show Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo
  • NAC_Eventos_PRMFA30_10
    Carreiros representando a Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás;
  • NAC_Eventos_PRMFA30_11
    Teve Bumba-meu-boi na cerimônia do PRMFA.
  • NAC_Eventos_PRMFA30_12
    Ações vencedoras da 30a edição do PRMFA recebem troféu em reconhecimento ao trabalho em prol do Patrimônio Cultural Brasileiro;
  • NAC_Eventos_PRMFA30_13
    Fandango Caiçara também representado na cerimônia do PRMFA
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin