12º DOCOMOMO: Encontro discute difusão e preservação do patrimônio moderno
Com o tema Arquitetura e Urbanismo do Movimento Moderno. Patrimônio Cultural Brasileiro: Difusão, Preservação e Sociedade, será realizado em Uberlândia (MG) o 12ª DOCOMOMO Brasil. O evento, que acontece desde 1995, é aberto a pesquisadores, profissionais, estudiosos e afins, envolvidos com a documentação, preservação e valorização do Movimento Moderno, e acontece entre 21 e 24 de novembro de 2017. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa do 12º DOCOMOMO na mesa redonda sobre Preservação do Patrimônio e da Arquitetura e do Urbanismo Modernos no Brasil: interlocução e atuação dos órgãos de preservação, no segundo dia de atividades, com a presença do diretor do Patrimônio Material e Fiscalização, Andrey Rosenthal Schlee.
O tema do 12º Seminário DOCOMOMO Brasil pretende contribuir para o debate sobre a preservação e sobre a difusão do acervo arquitetônico e urbanístico do Movimento Moderno brasileiro no sentido de seu reconhecimento pela sociedade em geral. Desse modo, o objetivo deste Seminário é avançar no estudo destas práticas e pensar as diferentes formas de ampliar o diálogo e a ação do DOCOMOMO Brasil com as comunidades envolvidas e com os diferentes órgãos preservacionistas, entendendo-se que ambos atores são responsáveis pela tutela desse patrimônio cultural. Coloca-se assim em questão como a organização pode ampliar seu engajamento social atuando junto a grupos sociais, associações culturais, instituições, ONGs, órgãos governamentais e mesmo outros setores da academia, para propor alternativas de uso, de gestão e de atribuição de valor e também promover a apropriação do patrimônio moderno e dos contextos que o envolvem.
Sobre o DOCOMOMO
O do.co,mo.mo_international (International Committee for Documentation and Conservation of buildings, sites and neighbourhoods of the Modern Movement) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda, com representação em mais de 60 países e reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. Essas iniciais da sigla podem ser traduzidas para o português como Documentação e Preservação de Edifícios, Conjuntos e Sítios Urbanos do Movimento Moderno. Os seus objetivos são, portanto, a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins. Está sediado atualmente junto ao Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal), onde foi realizada a última Conferência do.co,mo.mo Internacional, em setembro de 2016, seguindo uma regularidade a cada dois anos, desde 1992.
No ano de 1992 foi criado o do.co,mo.mo_brasil, segundo os princípios do do.co,mo.moInternacional. Atualmente, a Comissão Executiva do do.co,mo.mo Brasil está sediada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também conta com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/PE), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/Superintendência de Pernambuco) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Os Seminários do.co,mo.mo Brasil, realizados a cada dois anos desde 1995, são um espaço reconhecido nacional e internacionalmente pela contribuição à pesquisa e ao debate sobre arquitetura e urbanismo do movimento moderno no Brasil. A atuação do do.co,mo.mo Brasil vem se estendendo pelo país através dos núcleos regionais, que realizam ações e eventos de caráter local. Mais informações sobre o DOCOCOMO estão disponíveis na página da organização.
Com informações do DOCOMOMO Brasil