Concluída a primeira etapa da restauração da Sé de Mariana (MG)

Catedral da Sé de Mariana (MG), após obra de restauraçãoDezembro começa trazendo boas notícias para a população de Mariana, em Minas Gerais. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a primeira etapa da obra na Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção, que se refere à restauração arquitetônica da igreja. 

Fechada desde janeiro de 2016, a igreja corria sérios riscos estruturais. Assim, nessa primeira fase de obras foram realizados serviços de restauração, incluindo consolidação e reforço estrutural, com monitoramento arqueológico; drenagem de águas pluviais; e instalações hidrossanitárias. Nesse trabalho, foram investidos cerca de R$ 2,72 milhões do programa Avançar, do Governo Federal, por meio do Iphan.

Está em fase final de publicação um processo de licitação para o início de uma próxima etapa de intervenções, referente a restauração dos elementos artísticos integrados da igreja, tal como forro e retábulos, e projetos complementares. A reabertura da Sé ao público dependerá do cronograma dessa segunda etapa, com previsão de ser iniciada ainda no início de 2018.

A Sé de Mariana
A Catedral da Sé de Mariana tem sua história originada com a construção de uma pequena capela à Nossa Senhora da Conceição, ainda em 1703, posteriormente transformada em sacristia de uma nova e maior igreja, cujas obras começaram em 1713 e resultaram no que, ainda hoje, é o edifício da Matriz. Ao longo dos anos, a edificação recebeu diversos reparos e acréscimos, como uma série de recuperações da nave em 1734 e trabalhos de decoração interna e douramento do altar-mor em 1727. 

De aspecto sóbrio, conferido pelo barroco jesuítico, a Catedral da Sé tem a simplicidade das linhas retas de seu frontispício contrastando com um interior marcado por um dos mais significativos conjuntos de talha de Minas Gerais e ricos detalhes decorativos, como importantes obras de Mestre Ataíde, entre outros nomes da arte e arquitetura religiosa mineira.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511 - 2024-5533 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin