Casa da Memória Ferroviária em Piraquara (PR) recebe acervo do Iphan

Neste fim de ano, os moradores de Piraquara (PR) podem viajar no tempo, a bordo da saudosa Maria Fumaça. Os vagões do trem natalino, especialmente decorados com luzes de Natal, chegam, apitando, para a inauguração de exposição Casa da Memória Manoel Alves Pereira, em homenagem a Rede Viação Paraná – Santa Catarina. Há mais de 20 anos, a locomotiva não circulava pela região.

O acervo em exposição na Casa de Memória, cedido pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conta com centenas de utensílios antigos, como sinos, placas de locomotivas, trilhos, relógios, brasões, pratarias – objetos que contam a história da Vila Ferroviária de Piraquara. A Casa de Memória é uma iniciativa da Prefeitura de Piraquara, em parceria com o Centro de Memória Ferroviária da Lapa Sebastião Pires Furiatti e apoio da empresa Rumo, maior concessionária ferroviária do país. A programação terá homenagem ao Iphan e outras instituições que trabalham pelo patrimônio ferroviário, além de shows de músicos locais. 

Como parte das ações de fomento ao turismo ferroviário do Paraná, o Iphan promoveu o restauro de imóveis na vila ferroviária de Piraquara, de onde sai a Maria Fumaça.

Patrimônio ferroviário brasileiro 

Desde a extinção da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), em 2007, o Iphan inventaria bens ferroviários de valor histórico, artístico e cultural. O patrimônio da RFFSA abrange edificações, estações, armazéns, rotundas, terrenos e trechos de linha, rodante, e bens móveis, como locomotivas, vagões, carros de passageiros, maquinário, mobiliários, relógios, sinos, telégrafos, acervos documentais. São mais de 67 mil artigos identificados pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário, e mais de 639 bens inscritos na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, sob a proteção do Iphan.

Serviço

Inauguração da Casa da Memória Manoel Alves Pereira 
Data: 07 de dezembro, às 19h30
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº 67, Centro – Piraquara, PR

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5526
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr 
www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin