Candidato a Patrimônio Mundial, Sítio Roberto Burle Marx recebe investimentos
Em 2019, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentará à Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) o dossiê de candidatura do Sítio Roberto Burle Marx a patrimônio Mundial. A antiga residência do paisagista renomado internacionalmente está na lista indicativa da organização internacional e vem se aprimorando para obter mais esse título para o Brasil.
Uma importante parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) resultou no investimento de R$ 4,45 milhões para o projeto em curso que visa à requalificação do espaço, e vai garantir melhorias na estrutura física e digital do Sítio, uma propriedade pública, sendo uma unidade especial do Iphan desde 1984. Os recursos do BNDES viabilizados pela Lei Rouanet e pelo Fundo Cultural do Banco, representam 61,7% do investimento total no projeto.
Para a diretora do Sítio, Claudia Storino, o aporte é importante para as atividades e sustentabilidade do sítio e contribuirá para a análise da candidatura. Entretanto, a principal beneficiada com as intervenções será a sociedade, que poderá melhor usufruir da antiga residência do renomado paisagista.
As ações previstas incluem a elaboração do plano estratégico museológico, execução de estudos e projetos arquitetônicos, modernização de equipamentos, modernização da exposição de longa duração, constituição de uma base de dados digital para gestão das coleções e disponibilização do acervo de autoria de Roberto Burle Marx em base de dados digital para consulta pública, planejamento da comunicação e divulgação do espaço, investimento em licenciamento da marca em produtos e contratação de consultoria para a estruturação de fundo patrimonial.
Burle Marx e o Sítio
Além de paisagista e botânico, o múltiplo artista Roberto Burle Marx possui ainda extensa produção no campo das artes visuais, em variados meios de expressão: gravuras, serigrafias, desenhos, esculturas, tapeçarias, pinturas sobre diferentes suportes, painéis de cerâmica, joias, cenários e figurinos para teatro, entre outros. Foi também pioneiro na ecologia e na defensa do equilíbrio do meio ambiente no planeta.
Adquirida por Burle Marx em 1949, e doada ao Iphan em 1985, a propriedade de 40.7 hectares, remanescente de uma fazenda do século 18, é um referencial de paisagem construída, um testemunho vivo da mudança do conceito europeu de jardim com rigor formal da composição geometrizada para o conceito de modernidade do jardim tropical, como uma forma de manifestação artística.
Além de obras produzidas por Burle Marx estão preservados no Sítio: a biblioteca; a residência com todo contendo o mobiliário e objetos pessoais; as coleções de arte sacra, cerâmica pré-colombiana, conchas, objetos de design e arte popular. O espaço inclui, além de uma extraordinária coleção botânico-paisagística, sete edificações, cinco espelhos d’água e um acervo museológico de mais de mais de três mil itens, bem como o maior e mais importante registro de memória da vida e obra do artista.
Candidatura a Patrimônio Mundial
Em 2003 seus valores histórico, estético e paisagístico foram protegidos por meio do tombamento federal. A candidatura, já pré-selecionada pela Unesco, está em fase de elaboração do dossiê, que será complementado ao longo de 2018 e apresentado pelo Iphan em 2019.
A magnitude da obra conseguiu atingir quatro critérios da Unesco (I, II, IV e VI), representando, respectivamente: uma obra-prima do gênio criador humano; o testemunho de um intercâmbio de influências considerável, durante um dado período ou em uma determinada área cultural, sobre o desenvolvimento da arquitetura ou da tecnologia, das artes monumentais, do planejamento urbano ou da criação de paisagens; como um exemplo excepcional de um tipo de construção ou de conjunto arquitetônico ou tecnológico, ou de paisagem que ilustre um ou mais períodos significativos da história humana; e, estar direto ou materialmente associado a acontecimentos e tradições vivas, ideias, crenças ou obras artísticas e literárias que têm um significado universal excepcional.
O valor excepcional não está apenas no lugar, mas sim no gênio criador do artista que o modelou, para quem a natureza e a cultura constituem uma mesma esfera. No Sítio está expressa a memória de um profissional internacionalmente renomado, sendo testemunho das influências e dos processos de criação e experimentação que embasaram a criação do conceito de jardim tropical moderno, que constituiu uma mudança de paradigma no paisagismo mundial. Esses processos estão materializados em extenso e variado repertório que inclui, ademais, obras de artes visuais e mais de três mil jardins em diversas partes do mundo.
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