CNFCP e Sítio Roberto Burle Marx entregam medalha Mário de Andrade

Cinco personalidades que dedicaram grande parte de sua vida ao Patrimônio Cultural Brasileiro serão homenageadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nas comemorações dos seus 80 anos. Eles receberão a Medalha Mário de Andrade, que resgata a figura do intelectual paulista e autor do anteprojeto de criação da Instituição, criada para homenagear parceiros que vem contribuindo para o reconhecimento, valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

No próximo dia 19 de dezembro, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e o Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) realizam, a partir das 16 horas, a entrega da Medalha a personalidades que se destacaram – seja na atuação direta na equipe da Casa, seja em parcerias – na pesquisa, documentação e promoção das Culturas Populares e do Patrimônio Cultural.  

Desde outubro, a Medalha Mário de Andrade vem sendo concedida em todo o país a diversas personalidades e instituições brasileiras como agradecimento e reconhecimento oferecido a esses parceiros, por seu notório apoio na promoção e proteção dos bens culturais do Brasil, de modo a garantir sua permanência e usufruto para as gerações atuais e futuras; no incentivo à continuidade dos trabalhos do Iphan; e nas ações que enaltecem e valorizam a riqueza cultural brasileira.

Na ocasião haverá também o evento dedicado ao Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) - com apresentação do balanço de oito anos de atuação junto a 56 comunidades artesanais, além de mostra e venda de artesanato. O evento terá ainda o lançamento do livro Miriti: mãos que tecem sonhos, produzido pelo grupo Olhar Fotográfico Abaetetuba (PA), que aborda a arte de fazer o brinquedo de miriti, também conhecido como brinquedo do Círio de Belém, contemplando 20 artesãos locais e homenageando a artesã Nina Abreu.

Homenageados Medalha Mário de Andrade 
Entre os homenageados estão a cientista política Gina Guelman Gomes Machado, os antropólogos Letícia Costa Rodrigues Vianna, Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti e Ricardo Gomes Lima, além da bibliotecária e documentalista Zulmira Canário Pope. 

Gina Guelman Gomes Machado, cientista política, por sua atuação à frente da Fundação Vitae, que proporcionou, por meio de apoio a projetos deste CNFCP, realizar ações voltadas para as áreas de documentação: aquisição de mobiliário para a reserva técnica do Museu, registro fotográfico de cerca de 40% do acervo museológico; instalação do laboratório de conservação; produção do guia sonoro para a exposição de longa duração; aquisição de mobiliário para guarda e acondicionamento do acervo sonoro-visual; produção de projeto educativo itinerante.

Letícia Costa Rodrigues Vianna, antropóloga, por sua atuação na coordenação do Projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular, com o qual o CNFCP saiu na frente, no ano de 2000, no atendimento à recém-criada Política Nacional do Patrimônio Imaterial, implementando projetos voltados para testar seus instrumentos de inventário, registro e salvaguarda. 

Maria Laura Viveiros de Casto Cavalcanti, antropóloga, por sua atuação à frente da área de Pesquisa desta instituição na década de 1980, em que se destaca o projeto de pesquisa sobre a trajetória dos estudos de folclore, e sua permanente parceria e interlocução ao longo dos últimos anos como ativa integrante da Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, tendo sido sua diretora.

Ricardo Gomes Lima, antropólogo, por sua atuação à frente da área de Pesquisa desta instituição e em especial na consolidação dos programas de fomento do artesanato brasileiro – PACA e Promoart – que aprofundam o sentido de apoio às expressões das culturas populares com ações que propiciam seu florescimento autossustentável.

Zulmira Canário Pope, bibliotecária e documentalista, por sua atuação na Biblioteca Noronha Santos, no Arquivo Central/RJ e no Sítio Roberto Burle Marx, onde foi responsável pelo acervo bibliográfico e arquivístico e realizou o inventário do acervo biblioteconômico, possibilitando sua inclusão no tombamento federal da unidade. A servidora destacou-se também como presidente da Asphan, onde atuou com enorme empenho e dedicação a favor de todo o quadro de servidores da instituição.

Serviço:
Entrega da Medalha Mário de Andrade 
Data:
 19 de dezembro de 2017
Horário: 16h
Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Endereço: Rua do Catete, 179 – Catete (metrô) Rio de Janeiro
Outras informações: (21) 3826-4324 / difusao.folclore@iphan.gov.br
www.cnfcp.gov.br

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Mécia Menescal  – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovB

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin