Assinada ordem de serviço para restauração da Estação Ferroviária de Goiânia (GO)

Goiânia (GO)Nesta quarta-feira, dia 13, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou com a Prefeitura Municipal de Goiânia, a ordem de serviço para início da obra de restauração da antiga Estação Ferroviária, marco simbólico da cidade e de seu acervo Art Déco. A intervenção receberá recursos de R$ 5,87 milhões do Governo Federal, por meio do Iphan.

Na ocasião, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o diretor Robson de Almeida e a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, se reuniram com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, para formalizar a ordem de serviço, que representa uma parceria dos governos federal e municipal. A partir de agora, será feito o detalhamento do projeto executivo da obra e iniciada a série de intervenções que visa a restauração do edifício, a fim de atender o programa de necessidades proposto pela Secretaria Municipal de Cultura; além da restauração dos dois afrescos de Frei Nazareno Confaloni; e a requalificação de toda a área envoltória, que inclui serviços de paisagismo e implantação de equipamentos urbanos.

A obra foi licitada, contratada e será executada pelo Iphan, com apoio da Prefeitura de Goiânia, que deverá acompanhar as intervenções, enquanto proprietária e responsável pelo uso e manutenção do bem. A previsão é de que a obra seja concluída até o final de 2018.
 

Representantes do Iphan e da Prefeitura de Goiânia assinam ordem de serviço para início da restauração da Estação FerroviáriaEstação Ferroviária de Goiânia

Inaugurada em 1950, a antiga Estação Ferroviária de Goiânia funcionou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. Ela é um dos mais importantes edifícios representativos do Acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, tombado pelo Iphan desde 2002.  O pavimento central do edifício possui dois relevantes afrescos de autoria de Frei Nazareno Confaloni, pintor e muralista, reconhecido como pioneiro da arte moderna em Goiás.



Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511 - 2024-5533 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin