“Esse patrimônio é todo nosso”, destaca vídeo institucional de 81 anos do Iphan

Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) completa 81 anos. Desde sua criação, em 13 de janeiro de 1937, o Iphan atua com o propósito de identificar, reconhecer e valorizar o conjunto dos bens culturais do país, cuja conservação e salvaguarda seja de interesse público – quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico, paisagístico, artístico ou cultural. É uma longa trajetória em prol da preservação da singularidade da cultura brasileira. 

A fim de homenagear a jornada pela proteção dos bens culturais brasileiros, o Iphan lançou um vídeo institucional que exalta os aspectos da brasilidade do nosso Patrimônio Cultural. Assista:

 

 

Em celebração a esse momento, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destaca os desafios que estão por vir.

Em janeiro de 2018, encerramos oficialmente as comemorações dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. 

O debate realizado ao longo de 2017 garantiu uma profunda reflexão sobre o presente, o passado e o futuro da Instituição. Agora, é chegado o momento de avançar, de consolidar as políticas de preservação e salvaguarda do nosso patrimônio e enfrentar novos desafios. 

Com tantas singularidades, em um país com dimensões continentais, o Iphan irá buscar ampliar o debate de conceitos e a troca de experiências sobre a região com a sociedade civil, gestores, detentores das práticas culturais e a comunidade científica. Queremos envolver a todos e promover a compreensão do Patrimônio Cultural como vetor de desenvolvimento social e de promoção do turismo sustentável. 

O desafio da preservação da memória nacional deve estar aliado ao desenvolvimento local e em políticas públicas capazes de gerar melhorias para a qualidade de vida nas cidades, incremento às economias regionais, estímulo aos investimentos e à geração de emprego e renda. Vamos abraçar esse momento e unir o Brasil na proteção das riquezas até os limites das nossas fronteiras”. 


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 - 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr 
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin