Largo da Alfândega, em Florianópolis (SC), terá obra com recursos do Iphan

Proposta de intervenção para o Largo da AlfândegaO edital para contratação da obra do entorno do Mercado Público Municipal e da Antiga Alfândega de Florianópolis foi lançado nessa quinta-feira, dia 22 de fevereiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intervenção prevê o investimento de R$ 7,6 milhões, com a execução de serviços de requalificação do espaço, incluindo desde a parte estrutural (com novos projetos arquitetônicos, hidrossanitário, instalações elétricas, drenagem, entre outros), até um novo projeto paisagístico e de qualificação urbana.

A obra será executada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, e os recursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Iphan, como parte das ações que integram o PAC Cidades Históricas. 

O atual Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à antiga Alfândega da cidade, ainda em 1898, em substituição ao antigo mercado. No ano seguinte, foi construída a Ala Norte, localizada na Rua Conselheiro Mafra, e em 1928, a Ala Sul foi construída sob um aterro, juntamente com as torres, as pontes e o vão central. Além de ser uma importante área no processo histórico da formação urbana da cidade, o entorno do Mercado Público e largo da Antiga Alfândega é, atualmente, um dos espaços mais democráticos de Florianópolis, recebendo diversas feiras, festas regionais e outras manifestações culturais. 

Novos editais também lançados em Laguna (SC)
Assim como em Florianópolis, a cidade de Laguna também é uma das contempladas pelo PAC Cidades Históricas, e receberá, ainda em 2018, novos investimentos do Iphan com o início das obras da Casa Candemil, antiga Estação Ferroviária e Casa de Anita Garibaldi. 

A obra da Casa Candemil, onde hoje funciona o Arquivo Público Municipal de Laguna, foi iniciada neste mês de fevereiro, e conta com recursos de R$ 349 mil. A proposta da intervenção é restaurar o bem e adequá-lo com as condições necessárias para a conservação da documentação ali existente e para receber pesquisadores e a população em geral. Já a Casa de Anita Garibaldi e a Estação Ferroviária estão com licitações abertas, para suas respectivas obras de restauração. A proposta para a primeira é criar melhores condições de guarda e exposição do acervo, enquanto na segunda trata-se de obra emergencial, garantindo a integridade da edificação.

Nesta sexta-feira, dia 23, a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Nizzola, participa de reunião na Prefeitura de Laguna para definir os encaminhamentos necessários para o melhor andamento dessas ações, assim como sobre a importância da continuidade e finalização das obras de Revitalização da Rua Raulino Horn e do Mercado Público de Laguna, sendo esta última financiada com recursos do BNDES.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5504 / 2024-5531 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin