Holanda financia inventários participativos de Fortes de Pernambuco

Forte das Cinco Pontas
Forte do Brum
Forte Orange



 

Nesta segunda-feira, 12 de março, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assina parceria com a Embaixada da Holanda, no Museu da Cidade do Recife. Localizado no Forte das Cinco Pontas, o museu irá sediar oficina Educação e Patrimônio Compartilhado, para professores de sete escolas de Recife e Itamaracá. Participam 20 educadores de diferentes áreas de conhecimento, responsáveis por desenvolver ações de educação patrimonial, com 180 estudantes da rede pública.

Os professores têm a missão de desenvolver, ao longo do ano, Inventários Participativos do Forte das Cinco Pontas, o Forte do Brum e o Forte Orange. Testemunhos da ação portuguesa e holandesa em Pernambuco, os fortes são parte do Conjunto de Fortificações Brasileiras, candidatura a Patrimônio Mundial, que reúne 19 fortalezas e fortes brasileiros. O conteúdo dos inventários servirá de subsídio ao dossiê de candidatura, que será apresentado à Unesco.

A Holanda irá investir R$ 120 mil na iniciativa, em solo brasileiro. Participam da cerimônia de assinatura autoridades do Iphan, da Associação Amigos do Museu da Cidade do Recife, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), das prefeituras de Recife e Itamaracá, e da Embaixada da Holanda. No mesmo dia, haverá a abertura da exposição Cinco Pontas, com artefatos da história do Forte.

Inventários participativos

Em 2017, a Embaixada da Holanda abriu chamada pública para apoiar projetos em cooperação com entidades nacionais, no âmbito do Shared Cultural Heritage Policy Framework, a política de patrimônio cultural compartilhado da missão diplomática holandesa. Foi selecionado o projeto brasileiro, produzido em parceria entre Iphan e Museu da Cidade do Recife. O propósito da iniciativa é formar multiplicadores dos conceitos de preservação do patrimônio fortificado brasileiro e da metodologia de pesquisa do Iphan.

Os Inventários Participativos permitem ressignificar os bens culturais, a partir do ponto de vista da comunidade. A metodologia busca a construção coletiva do conceito de Patrimônio Cultural, a partir de referências culturais e testemunhas vivas do objeto de estudo. A integração dos diversos agentes da comunidade é condição fundamental para determinar qualidade do inventário realizado. Ao final de um ano de trabalho, o projeto produzirá o inventário dos fortes de Pernambuco, em que os professores e alunos de serão os verdadeiros autores. 

Mostra Cinco Pontas

O Forte Cinco Pontas, que abriga o Museu da Cidade de Recife desde 1982 é revisitado como parte de um sistema de defesa da capitania de Pernambuco no período colonial, como prisão nos séculos XVIII e XIX, quartel militar no século XX e como patrimônio histórico da cidade pernambucana.

Com gravuras, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos e objetos de demolição, a mostra Cinco Pontas revela a importância do forte como edifício militar, patrimônio cultural, e reflete sobre sua presença física e simbólica no território da cidade em transformação. A exposição conta ainda com vídeos de animação e de depoimentos com a participação do arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

Serviço
Exposição: Cinco Pontas

Local: Museu da Cidade do Recife
Abertura: 12 de março de 2018 
Duração: até março de 2019
Horários: terça a domingo, de 9h às 17h
Agendamento para educadores: (81) 33559558/ 33559540


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 - 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin