Acordo dá início a nova gestão do Forte dos Reis Magos, em Natal (RN)

Forte dos Reis Magos, em Natal (RN)Um dos símbolos da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, o Forte dos Reis Magos receberá, a partir de agora, uma nova gestão, fruto da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O acordo possibilita o uso adequado de um bem cultural importante para a história e ocupação da região e será firmado em cerimônia nessa quinta-feira, dia 15 de março, com a assinatura de um termo de cessão de uso do espaço, que passará da União para o Estado.

O Forte dos Reis Magos era gerido pelo Estado, por meio da Fundação José Augusto, até 2013, quando o Iphan assumiu essa gestão. A edificação foi então incluída entre as ações do PAC Cidades Históricas, por meio do qual foi elaborado e aprovado um projeto de restauração do local, com investimentos de R$149 mil do Programa do Governo Federal, via Iphan. Agora, após diálogos com a Administração Estadual, foi consolidada um acordo para uma nova transferência da gestão, de modo que a Fundação José Augusto volta a ser responsável pelo espaço e pela execução da referida obra.

Assim, a parceria se firma como uma exitosa experiência de diálogo e colaboração, que visa oportunizar a intervenção no local e retomar o uso adequado do Forte dos Reis Magos. A solenidade que celebra esse acordo, com a assinatura do termo de cessão de uso, contará com a presença do superintendente substituto do Iphan no Rio Grande do Norte, Márcio Kuntze, do governador do Estado, Robinson Faria, e do superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no RN, Esdras Alves de Queiroz.

Forte dos Reis Magos
A ocupação da cidade de Natal foi iniciada no final do século XVI, quando uma expedição portuguesa aportou na barra do Rio Potengi, para expulsar os franceses que extraíam pau brasil na região. Como estratégia de defesa, em 1578, esse mesmo grupo deu início à construção do Forte dos Reis Magos. Com ele, se iniciou o povoado batizado como Cidade dos Reis. Seu traçado, em forma de polígono estrelado, é atribuído ao padre jesuíta Gaspar de Sampères, e tem como diretrizes as teorias arquitetônicas renascentistas italianas do século XVI.  O Forte foi tombado pelo Iphan em 1949, e é ainda hoje considerado um dos símbolos mais marcantes da capital do Estado do Rio Grande do Norte.

Serviço:
Assinatura do Termo de Cessão do Forte dos Reis Magos

Data: 15 de março de 2018, 11h
Local: Forte dos Reis Magos – Natal/RN
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - 2024-5511 / 
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr 

Forte dos Reis Magos - Natal (RN)

  • NAC_Fortificacoes_Forte_Reis_Magos
    Forte dos Reis Magos em Natal (RN)
  • NAC_Fortificacoes_Forte_Reis_Magos
    Forte dos Reis Magos em Natal (RN)
  • NAC_Fortificacoes_Forte_Reis_Magos
    Forte dos Reis Magos em Natal (RN)
  • NAC_Fortificacoes_Forte_Reis_Magos
    Forte dos Reis Magos em Natal (RN)
  • NAC_Fortificacoes_Forte_Reis_Magos
    Forte dos Reis Magos em Natal (RN)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin