Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão já é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade

Presidente do Iphan, Kátia Bogéa, discursando durante cerimonia de entrega do dossiê do Complexo Cultural Bumba meu boi para Patrimônio Cultural da Humanidade“O Boi é o elo que une o plano material ao plano sagrado. Agora é também o elo entre os maranhenses, brasileiros e toda a Humanidade”. A fala emocionada foi dita pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, durante a solenidade que marcou o início do caminho para o reconhecimento internacional de mais um bem brasileiro. 

O dossiê de candidatura do Complexo Cultural do bumba meu boi a Patrimônio da Humanidade foi entregue pelo Iphan nesta quinta-feira, 05 de abril, em Brasília, para a diretora do Departamento de Cultura do Itamaraty, ministra Paula Alves de Souza, em cerimônia que contou com a presença da coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula; do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira; de Tarquinio Carsoso, do Boi de Seu Teodoro, de Brasília; além de representantes do governo local e de deputados federais que compõem a bancada maranhense.  

Ministra Paula Alves de Souza, diretora do Departamento Cultural do Itamaraty, discursando durante cerimonia de entrega do dossiê do Complexo Cultural Bumba meu boiA ministra Paula Alves ressaltou que na esfera externa, o patrimônio imaterial reforça a diplomacia cultural brasileira, constituindo ferramenta importante na consolidação da posição do país no cenário internacional, angariando respeito e interesse crescente ao país.  A partir de agora, o Brasil deve encaminhar o dossiê à sede da Unesco, em Paris, para que o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial avalie a candidatura ainda no ano que vem. 

“Esperamos que venha o merecido reconhecimento à joia da cultura popular do Maranhão, e que uma das artes mais complexas da cultura nacional leve alegria à lista dos demais bens Patrimônio da Humanidade”, almejou o deputado federal, Hildo Rocha, autor do projeto de Lei n. 4364/2016, que denomina a cidade de São Luís (MA), capital nacional do Bumba Meu Boi.   

O Brasil já possui cinco bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e a Roda de Capoeira (2014). 

A Celebração
O Bumba meu boi é uma festa tradicional na qual a figura do boi é o elemento central, porém, por reunir outras expressões culturais, se configura num complexo cultural que extrapola o aspecto lúdico da brincadeira para fazer sentido como uma grande celebração. Nela o centro gravitacional é o boi, o ciclo vital e o universo místico-religioso. 

A manifestação é vivenciada pelos brincantes ao longo de todo o ano, sendo que as apresentações ocorrem em todo o estado do Maranhão e concentram-se durante os festejos juninos. Seu ciclo festivo pode ser apreendido em quatro etapas: os ensaios, o batizado do boi, as apresentações e a morte. Devoto de São João, Tarquinio Cardoso, membro do grupo Boi de Seu Teodoro, instalado em Brasília, fala com orgulho o significado dessa manifestação para a sua vida. ”Desde criança via meu pai brincando e também brincava com o Boi. E até hoje dedico meu tempo para esta alegria”.  O bem foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil, sendo inscrito no Livro de Registro de Celebrações, em 30 de agosto de 2011. 

 

Sobre o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes. A Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é mais voltada para salvaguarda do que pra o destaque dos bens. Assim, contribui mais para estimular a construção de políticas consistentes nos Estados-membros, e menos para produzir uma lista de bens imateriais excepcionais. 

O Comitê Intergovernamental, instância que avalia as candidaturas, é composto por 24 membros, representantes dos Estados-parte da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003. Ao todo 177 países são signatários dessa Convenção.   

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do Iphan

Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5534 / 2024-5511 / 2024-5516
(61) 99381-7543  
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Cerimônia de entrega do dossiê do Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão

  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_3
    Cerimonia de entrega do dossiê do Complexo Cultural Bumba meu boi para Patrimônio Cultural da Humanidade
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_4
    Kátia Bogéa, presidente do Iphan, e público assistindo os vídeos que fazem parte do Dossiê do Complexo Cultural Bumba meu boi
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_5
    Público assistindo os vídeos do Complexo Cultural Bumba meu boi do Maranhão
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_6
    Público assistindo vídeo do Complexo Cultural Bumba meu boi do Maranhão
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_7
    Ministra Paula Alves de Souza, diretora do Departamento Cultural do Itamaraty, recebendo o dossiê da presidência do Iphan
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_8
    Ministra Paula Alves de Souza, presidente Kátia Bogéa e coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, durante cerimônia
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_9
    Deputado Federal Hildo Rocha, ministra Paula Alves de Souza, presidente Kátia Bogéa e coordenadora da Unesco Isabel de Paula
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_10
    Represante do Bumba meu boi do Maracanã (MA), Seu Tarquino Cardoso, na cerimônia de entrega do dossiê
  • DF_Eventos_Entrega_Dossiê_Bumbameuboi_Unesco_11
    Represante do Bumba meu boi do Maracanã (MA), Seu Tarquino Cardoso, na cerimônia de entrega do dossiê
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin