Terra Brasilis: Exposição fotográfica é destaque na Semana do Brasil, em Porto Seguro

Exposição Terra Brasilis - Marcelo Anielo

Uma das primeiras representações cartográficas do Brasil foi feita pelo português Lopo Homem, em 1519, e chamada Terra Brasilis. Em homenagem a essa obra que apresenta a costa do país e parte do Atlântico Central, desde duas largas aberturas do Amazonas até o Prata e ainda parte da costa ao Sul, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresenta a exposição Terra Brasilis: A Rota Histórica e Cultural do Brasil, com fotografias de Marcelo Aniello.

Instalada no Escritório Técnico da instituição em Porto Seguro (BA) e no Museu do Descobrimento, o evento faz parte do Festival do Descobrimento – Semana do Brasil, e estará aberta ao público a partir do dia 18 de abril. Além da exposição, o Iphan ainda apoia outras três iniciativas que acontecem na semana: o lançamento da Rota Brasilis, que pretende promover o turismo cultural na região, o Festival de Aves de Porto Seguro e o IV Colóquio Regional de História Colonial. As ações fazem parte da programação da Semana do Brasil, que acontece em Porto Seguro entre 18 e 23 de abril.

A Costa do Descobrimento em imagens

Exposição Terra Brasilis - Marcelo Anielo

Marcelo Aniello busca, através de sua sensibilidade, reconhecer que a poesia liga mais de trezentos quilômetros de costa brasileira, o Monte Pascoal, as falésias que se estendem por grande parte do litoral no Extremo Sul Baiano, as antigas missões jesuíticas, a sede da capitania de Porto Seguro, a Coroa Vermelha e a Aldeia Mãe de Barra Velha. Todos eles, lugares e paisagens reconhecidos como Patrimônio Cultural pelo Iphan. Se juntam ainda os parques que compõem as Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento, Patrimônio Mundial Natural reconhecido pela UNESCO, e que são vestígios únicos da Mata Atlântica ainda preservados na região.

A exposição é apenas um dos recortes possíveis por onde os olhos percorrem a vasta extensão territorial no Extremo-Sul da Bahia. Um dos caminhos entre vários, se atravessando em tramas que ao final levam a uma mesma rota: a do redescobrimento de lugares onde os europeus e nativos brasileiros cruzaram seus olhares pela primeira vez.

Lançamento da Rota Terra Brasilis
Além da abertura da exposição, no dia 18 de abril, será apresentado ao público o projeto da Rota Terra Brasilis, uma iniciativa da Fundação Buriti apoiada pelo Iphan com o intuito de fomentar a implementação de um grande corredor cultural na região. A ação é o início de uma expedição em direção a um Brasil diferente, mais de cinco séculos depois do avistamento do primeiro elemento geográfico no Brasil pelos portugueses: O Monte Pascoal.

A Rota propõe reexplorar o extremo Sul da Bahia das formas mais diversas, atravessando lugares de beleza natural cênica inigualável ou por vilarejos históricos seculares, conhecendo pessoas e seus saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações e formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas. É deste marco cultural brasileiro e Patrimônio Natural Mundial, o Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal, de onde se sugere ser o ponto de partida da Rota Terra Brasilis e de onde podem surgir diversos caminhos possíveis.

O Chefe do Escritório Técnico do Iphan em Porto Seguro, Fernando Medeiros, salienta que “isto tudo pode acontecer através de ações simples como descortinar lugares de interesse cultural, facilitar parcerias público-privadas para promover a preservação do patrimônio cultural na região e estimular a economia criativa buscando através dos velhos e novos caminhos formas de turismo sustentável e mais diversificado, indo além das fronteiras já consolidadas, sendo estes os principais motivos que levaram o Iphan a apoiar a iniciativa”. Medeiros indica ainda que “este é o primeiro passo para a construção e consolidação da Rota e espera que aos poucos outros parceiros se juntem ao projeto”.

Festival de Aves
Exposição Terra Brasilis - Marcelo AnieloNos dias 20, 21 e 22 de abril acontece na cidade o Festival de Aves de Porto Seguro, com o objetivo de promover a atividade de observação de aves, hoje em franco crescimento no Brasil e no mundo. O evento contará com oficinas lúdicas, contação de histórias, exposição fotográfica, workshops de escrita criativa e palestras, e é realizado pela Conservação Internacional, Veracel, Parque Nacional do Pau Brasil e Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades, co-realização Secretaria de Turismo do Município de Porto Seguro, como desdobramento do projeto de Fomento da atividade de Observação de Aves na Costa do Descobrimento. Apoiam a iniciativa o Iphan, ICMBio, Hotel Estalagem e Bahia Active.

Colóquio Regional de História Colonial
Com o tema Territórios, populações e conflitos na Bahia Colonial, o IV Colóquio Regional de História Colonial será realizado entre os dias 18 e 20 de abril, no Centro Histórico de Porto Seguro. Visando proporcionar a articulação e promoção das diversas investigações de pesquisadores baianos sobre a história do período colonial, o evento também proporciona um profícuo momento de troca de experiências, saberes e perspectivas com estudiosos de outras regiões do país.

O colóquio é organizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVIII da UNEB, em Eunápolis, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e apoio do Iphan. A programação reúne conferências, mesas redondas e simpósios temáticos que contarão com a presença de diversos pesquisadores como Pedro Puntoni (USP), Cristina Pompa (UNESP), Ângelo Carrara (UFJF) e Moacir Maia (UFRJ).

As inscrições para ouvintes são gratuitas e seguem abertas até o dia 15 de abril, no site do evento.

Serviço:
Exposição 
Terra Brasilis: A Rota Histórica e Cultural do Brasil
Abertura: 18 de abril
Horários: de terça-feira a sábado, das 08h às 17h.
Local: Escritório Técnico do Iphan, Rua Antonio Ricaldi, nº 39. Cidade Histórica, Museu do Descobrimento, na Praça Pero Campos de Tourinho.
Entrada franca
Informações: (73) 3288 2285

Rota Brasilis
Apresentação: 18 de abril
Horário: 17h
Local: Escritório Técnico do Iphan – Rua Antonio Ricaldi, nº 39, Porto Seguro
www.facebook.com/rotaterrabrasilis

Festival de Aves
Programação a confirmar
IV Colóquio Regional de História Colonial
Informações: https://ivcoloquiohistoria.wixsite.com/ivcoloquiocolonial

Colóquio Regional de História Colonial
Data:
18 e 20 de abril
Inscrições: https://ivcoloquiohistoria.wixsite.com/ivcoloquiocolonial

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin