Mercado Brasil de Artesanato Tradicional acontece essa semana no Rio de Janeiro (RJ)

A Feira de Caruaru é uma referência cultural dos valores associados ao ciclo do gado em Pernambuco.Fomentar a venda sem intermediários entre artesão e consumidor. Essa é uma das metas do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, que leva ao Rio de Janeiro (RJ) uma seleção exclusiva de objetos de todo o país, produzidos por mais de mil artesãos e artistas de 40 comunidades. Estarão à venda objetos de decoração, vestuário, utilitários e acessórios. O evento será realizado de 3 a 6 de maio, no Parque do Palácio do Catete, na Zona Sul da cidade. A entrada é gratuita.

O artesanato que passa de geração a geração, entre famílias e povoados, une o fazer artístico à matéria-prima local, apresentando um belo mosaico da cultura popular brasileira. A presença de vários mestres e artesãos visa oferecer a oportunidade de contato direto com diferentes fazeres e saberes, afirmando os múltiplos conhecimentos reunidos e a importância da preservação desses valores. 

Das pêssankas da tradição ucraniana de Santa Catarina aos brinquedos de miriti produzidos em Abaetetuba (PA), passando pelas rendas de bilro de Florianópolis e as garrafinhas de areia de Aracati (CE), além dos figureiros de Taubaté (SP). Diversos elementos enraizados na cultura nacional estarão expostos, com preços que variam entre R$ 10 e R$ 400. O público também poderá ver a demonstração do processo de confecção de alguns objetos expostos. 

O Mercado Brasil de Artesanato Tradicional é uma das ações do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição (Promoart), que tem gestão conceitual do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e é desenvolvido pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e parceria institucional da Vale. Em nove anos, o programa tem desenvolvido ações junto a comunidades artesanais com o fim de estruturar a construção de comércio justo, que lhes possibilite viver de seu saber de modo autossustentável.

Serviço:
Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
Data: Dia 3 – 12h às 19h 
         Dias 4,5 e 6 – 10h às 19h
Local: Jardim do Palácio do Catete - Rua do Catete, 179, no Rio de Janeiro (Acesso integrado ao Museu de Folclore Edison Carneiro)
Entrada franca 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Dulce Mesquita - dulcinete.mesquita@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 - 2024-5516
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin