Iphan promove obra emergencial em igreja de São Francisco do Conde (BA)

Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira, em São Francisco do Conde (BA)O Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira, imóvel situado no município baiano de São Francisco do Conde, passará por obras emergenciais para a reforma de sua cobertura. A restauração contará com recursos de cerca de R$445 mil, provenientes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local será visitado pela presidente da instituição, Kátia Bogéa, no próximo domingo, dia 13 de maio. 

As vistorias realizadas pelo Iphan encontraram problemas nos forros e na cobertura da Igreja, oferecendo risco aos frequentadores e à integridade do bem. Desse modo, a obra emergencial dispensa a licitação, conforme previsão do Artigo 24, Inciso IV da Lei 8.666/93, pois a situação é urgente. O Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira são tombados desde 1985, incluindo os dois edifícios e todo o seu acervo.

Celebrações 
Ainda como parte da agenda na Bahia, a presidente do Iphan irá participar de dois eventos no sábado (12): a Festa do Bembé do Mercado, no município de Santo Amaro, e a cerimônia de comemoração dos 80 anos do tombamento da Casa da Torre Garcia D'Ávila, em Mata de São João. 

O Bembé do Mercado teve início em 1889, para comemorar o primeiro ano após a Abolição da Escravatura, e até hoje reúne o povo dos terreiros do Recôncavo Baiano em reverência aos orixás. A manifestação, registrada como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia em 2012 e em processo de registro para se tornar Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Iphan, integra vários terreiros de Santo Amaro e extrapola os limites dos espaços sagrados, levando às ruas a religiosidade africana trazida ao Brasil e escondida nas senzalas por muito tempo. Um dos momentos mais importantes da festa é a oferenda aos Orixás das Águas.

Já em Mata de São João, a cerimônia realizada pela Prefeitura Municipal, irá celebrar o tombamento da Casa da Torre Garcia D’Ávila, registrada no Livro de Belas Artes desde 1938. O agricultor português que dá nome ao local chegou ao Brasil junto com Tomé de Sousa, primeiro governador geral do país. Ele foi nomeado como feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega e é considerado uma das mais importantes figuras políticas do período na região. Em 1551, ele se estabeleceu na área que hoje é denominada como Praia do Forte, na Mata de São João, onde levantou a primeira casa/torre e a atual capela. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - 2024-5504
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin