Fórum internacional promove debates sobre a gestão e promoção do patrimônio arquitetônico

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participará do 5º Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil–Portugal (FIPA), nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e no Centro Cultural Paço Imperial. O principal objetivo do evento é criar um espaço de diálogo e de troca de informações relevantes sobre o conhecimento científico decorrente da investigação, a prática de intervenção, gestão e promoção do Patrimônio Arquitetônico.

A abertura do Fórum será no Museu Histórico Nacional e contará com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, no dia 23, às 9h. Ela ainda participará da mesa redonda sobre Patrimônio Imaterial na Sala dos Archeiros, no Centro Cultural Paço Imperial, às 14h. O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Guanais e a superintendente do Iphan-RJ, Mônica da Costa também farão parte de mesas redondas e conferências.

Os debates terão apoio do Iphan, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ). O fórum contribuirá com a preparação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA-2020, evento mundial, que está programado para acontecer em 2020,  no Rio de Janeiro, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O 5º Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico nasceu de um convênio entre instituições brasileiras (IAB – Núcleo Campinas e Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e portuguesas (Universidade de Aveiro), de forma a intercalar um ano no Brasil e outro em Portugal, agregando profissionais nos campos científicos, técnicos e de gestão do patrimônio. Neste sentido, é um evento de grande singularidade e interesse para a construção de sociedades cada vez mais conhecedoras e preocupadas com o legado que deixam para as gerações futuras.

Serviço:
5º Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal (FIPA)
Data:
23, 24 e 25 de maio
Local: Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e Paço Imperial
Confira a programação completa

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin