Importante espaço histórico e comercial de Penedo (AL) é requalificado pelo Iphan

                    Requalificado, Largo de São Gonçalo será entregue pelo Iphan em Penedo

Um espaço cheio de história e de vida. Assim é o Largo de São Gonçalo, que passou por uma importante obra de requalificação urbana e irá, a partir de agora, receber os moradores e turistas de Penedo (AL), com mais qualidade, mobilidade e segurança. A solenidade para entrega do espaço, que é um dos principais pontos comerciais da cidade, acontece no próximo dia 29 de maio, representando uma importante parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal. A cerimônia de entrega contará com a presença do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, o superintendente do Iphan no Alagoas, Mário Aloisio Melo, o prefeito Marcius Beltrão e outras autoridades locais.

Em cerca de três anos de obras, a intervenção realizou um trabalho de valorização do comércio local, promovido a partir do diálogo com os lojistas que movimentam continuamente o Largo, visando a valorização do turismo, o desenvolvimento econômico e social e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Executada pelo Iphan, com projeto elaborado pela Prefeitura de Penedo, a obra recebeu recursos de R$10,7 milhões do Governo Federal, em mais uma ação do programa Agora, é Avançar

Com esse investimento, o Largo de São Gonçalo recebeu o alargamento das vias e uma nova pavimentação das calçadas, agora em granito, priorizando os pedestres em relação aos veículos. Entre outros serviços, também foram implantados espaços de convívio, substituídas as redes aéreas de telefonia, lógica, TV a cabo e eletricidade por redes subterrâneas, instalados nova iluminação e equipamentos de mobiliário urbano, além da implantação de novo projeto paisagístico.

Largo de São Gonçalo, em Penedo (AL)Ações em Penedo
Localizado em frente à Igreja de São Gonçalo, na confluência de importantes ruas, como a Avenida Floriano Peixoto e a Joaquim Nabuco, o Largo de São Gonçalo é parte fundamental de Penedo, conferindo dinamicidade e circulação para o seu centro histórico. Às margens do Rio São Francisco, a cidade teve seu conjunto tombado pelo Iphan em 1996, destacado pela diversidade da paisagem edificada. 

Nos últimos anos, uma série de obras tem sido feita pelo Iphan na cidade, por meio dos programas PAC Cidades Históricas e Agora, é Avançar, integrando as ações do macro projeto Penedo Centro de Convenções, com as restaurações do Casarão do Montepio dos Artistas, do Círculo Operário – Escola de Santeiros, da Biblioteca Pública de Penedo, do Teatro Sete de Setembro, e dos Galpões da orla do rio - onde estão sendo implantadas a Escola Náutica, Oficina e Marina Pública. Ao todo, essas intervenções somam quase R$20 milhões já investidos em Penedo, com a conclusão da requalificação do Largo de São Gonçalo, que é a maior entre as selecionadas para o Estado. Também estão em execução a recuperação do cais da Marina e a restauração do Chalet dos Loureiros, onde será implantado o Centro de Referência do São Francisco.

O programa Agora, é Avançar é um projeto do Governo Federal focado na retomada de obras em todo o país, a fim de oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o programa pretende concluir milhares de empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana e envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o Programa, com a previsão de investimentos em 61 ações, dentro daquelas já pré-selecionadas pelo PAC Cidades Históricas, visando sua continuidade e conclusão, e apoiando o desenvolvimento dessas cidades históricas brasileiras.

Ainda como parte da agenda em Alagoas, o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, participa, na manhã do dia 29, da assinatura da ordem de serviço para restauração e implantação de nova museografia do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, no Convento Franciscano de Santa Maria Madalena, em Marechal Deodoro, também pelo PAC Cidades Históricas. No dia anterior, 28 de maio, ele participa de evento promovido pelo Iphan na Associação Comercial de Maceió, para entrega da Medalha Mário de Andrade e lançamento de duas publicações.

Serviço:
Entrega da obra de requalificação urbana do Largo de São Gonçalo

Data: 29 de maio de 2018, 17h
Local: Largo de São Gonçalo, Penedo/AL


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - (21) 2233-6334
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin