Guilherme Glück retrata o mundo do trabalho na Casa do Patrimônio da Lapa (PR)

Cartaz O Mundo do Trabalho Nas Lentes de GlückHomens e mulheres, proletários e artesãos de ofício das décadas de 1920 a 1950, estão eternizados pelas lentes de Guilherme Glück. O trabalho do fotógrafo, que foi o único a registrar a Lapa (PR) durante os grandes ciclos econômicos vividos pela cidade no início do século XX, está em mostra na Casa do Patrimônio Lapa, de 31 de maio a 02 de agosto.

A exposição O Mundo do Trabalho Nas Lentes de Glück, com curadoria de Ederson Santos Lima, retrata os trabalhadores lapeanos: pedreiros, carpinteiros, sapateiros, alfaiates, professoras, ervateiros, barriqueiros, carroceiros. E ilustra as relações desses personagens com a economia da época, e ciclos como da madeira e da erva-mate. O evento é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS PR).

O tropeirismo no Paraná
Glück nasceu em Criciúma, em Santa Catarina, mas foi na cidade paranaense da Lapa que aprendeu fotografia e abriu estúdio fotográfico na década de 1920. Na época, bateu mais de 30 mil chapas de vidro, e deixou como legado uma memória fotográfica sobre a cidade de origem tropeira.

A cidade da Lapa, no interior do Paraná, foi fundada em 1769, durante o período econômico do tropeirismo. Mantém em seu centro histórico casarões representativos da arquitetura luso-brasileira. Foi a primeira cidade paranaense a ter seu centro histórico tombado pelo Iphan. Hoje, com pouco mais de 40 mil habitantes, faz parte da região metropolitana de Curitiba.

Serviço
O Mundo do Trabalho Nas Lentes de Glück
Data:
31 de maio a 02 de agosto de 2018
Horário: terça a domingo, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h
Local: Casa do Patrimônio Lapa
Casa Lacerda, Rua XV de Novembro, 67, Lapa-PR
Entrada Franca

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 - 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Exposição O Mundo do Trabalho Nas Lentes de Glück

  • PR_Eventos_Exposição_Guilherme_Glück_2
    Barba Negra por Guilherme Glück
  • PR_Eventos_Exposição_Guilherme_Glück_3
    Largo da Matriz por Guilherme Glück
  • PR_Eventos_Exposição_Guilherme_Glück_4
    Foto de Guilherme Glück
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin