Fachada da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), é totalmente restaurada

Fachada da Biblioteca Nacional foi restauradaA Biblioteca Nacional (BN), cartão postal do Rio de Janeiro (RJ), está com todo seu esplendor de volta, exibindo sua imponente fachada. No dia 18 de junho, depois de passar quatro anos coberta por tapumes, a comunidade poderá conhecer o resultado da mais abrangente obra de restauração desde a construção do prédio, há 108 anos. Foram 18 meses em obras e R$ 10,7 milhões de investimentos. A cerimônia de inauguração será no saguão da Biblioteca, que contará com um concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) e projeção de vídeo com os tesouros do acervo de 10 milhões de itens da BN.

A obra de restauração das fachadas da BN contou com recursos do Fundo Nacional de Cultura, por meio do programa Agora, é Avançar, em ação conduzida pelo Ministério da Cultura (MinC), com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a BN. A cerimônia de entrega contará com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; da presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, e outras autoridades locais.

A fachada estava em um preocupante processo de deterioração e, pela primeira vez, todas as 285 janelas foram restauradas, incluindo partes em madeira e ferragens originais. O mesmo foi feito com os vidros com monogramas contendo as iniciais da Biblioteca, que também receberam a aplicação de filtros UV, a fim de contribuir para a proteção do acervo contra o excesso de luminosidade, deixando o ambiente interno mais confortável. Além disso, um estudo cromático revelou a cor original da fachada, reproduzida com uma pintura à base de pigmento mineral. Todos os elementos decorativos também foram restaurados, a exemplo do cobre da cúpula.

Cerca de 120 operários atuaram na obra, incorporados à rotina dos 319 funcionários e milhares de visitantes que a Biblioteca recebe continuamente, já que todo o restauro das fachadas foi feito sem a interrupção do funcionamento do local. Só em 2017, a BN recebeu quase 100 mil visitantes, uma média de 5 mil por mês. Além disso, atende anualmente cerca de 14 mil pesquisadores de forma presencial e 4,5 mil à distância, por meio da BN Digital. 

Biblioteca Nacional
Construída entre 1905 e 1910, em estrutura metálica de cinco andares, com projeto de Francisco Marcelino de Souza Aguiar, a Biblioteca Nacional está localizada na Avenida Rio Branco, na cidade do Rio de Janeiro, e representou um marco tecnológico para a época. Com arquitetura típica do ecletismo do final do século XIX, sua fachada mistura vários estilos históricos. 

Fachada da Biblioteca Nacional completamente restaurada

A BN é a sétima maior biblioteca do mundo e a maior da América Latina. Mensalmente, o acervo é acrescido de 2 mil volumes de obras gerais e em torno de 5 mil fascículos de publicações seriadas, o que anualmente gira em torno de 24 mil volumes de livros e 60 mil fascículos de periódicos. Esse acervo é composto ainda por alguns tesouros e raridades, como o acervo da Real Biblioteca, trazido em 1808 pela Corte Portuguesa, composto por 60 mil peças entre livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas; a primeira edição de Os Lusíadas, de 1572; e o primeiro jornal impresso do mundo, datado de 1601. O edifício possui seis salas de leitura e estudo abertas ao público, Escritório de Direitos Autorais, e abriga exemplares de todas as obras lançadas no Brasil, conforme determina a lei do Depósito Legal.  A instituição oferece visita orientada de 40 minutos, em português, inglês e espanhol, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 10h30 às 14h30.

A obra de restauração das fachadas é parte de uma série de intervenções previstas para a Biblioteca Nacional. A etapa agora finalizada está incluída no programa Agora, é Avançar, do Governo Federal, projeto focado na retomada de obras em todo o país, a fim de oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o programa pretende concluir milhares de empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana e envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o Programa, com a previsão de investimentos em 61 ações, dentro daquelas já pré-selecionadas pelo PAC Cidades Históricas, visando sua continuidade e conclusão, e apoiando o desenvolvimento dessas cidades históricas brasileiras.

Serviço:
Entrega da obra das fachadas da Biblioteca Nacional

Data: 18 de junho, 18h
Local: Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro/RJ

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - (61) 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin