Seminário Barcos do Brasil e do Mundo é realizado em Florianópolis (SC)

No âmbito dos eventos inseridos na programação da exposição Barcos do Brasil e do Mundo – a coleção de modelismo do Museu Nacional do Mar, será realizado o Seminário Barcos do Brasil e do Mundo, no dia 12 de junho. O evento abordará temáticas relacionadas ao patrimônio naval brasileiro e o evento contará com a presença de Luiz Phillipe Andres, Dalmo Vieira Filho, Luiz Lauro Junior, Ana Lúcia Coutinho e Amyr Klink. O Seminário é resultado de parceria entre Iphan-SC, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Museu do Mar, Museu Histórico de Santa Catarina e Costão do Santinho Resort.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. A programação completa está disponível aqui.

Exposição Barcos do Brasil e do Mundo

Com o intuito de divulgar uma das maiores coleções de embarcações do mundo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC) realiza a exposição Barcos do Brasil e do Mundo – a coleção de modelismo do Museu Nacional do Mar, no Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Cultura. A exposição segue aberta até 15 de julho, reunindo uma coleção de modelos que conta com mais de 200 peças em escala real de embarcações do Brasil e do mundo.

O Museu Nacional do Mar

O acervo do Museu Nacional do Mar, localizado na cidade de São Francisco do Sul, foi tombado pelo Iphan em 2014 e é composto, atualmente, por 81 embarcações em tamanho natural, 104 modelos navais, 102 peças de artesanato, cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval, três maquetes diorama. Possui, ainda, acervo documental e bibliográfico da Biblioteca Kelvin Duarte, formada por mais de dois mil volumes, incluindo obras raras, fotografias, desenhos, cartas náuticas, manuscritos, croquis e outros registros inéditos sobre o patrimônio naval brasileiro e mundial.

O Museu se destaca por seu valor e importância na preservação da memória do patrimônio naval e da cultura marinha e ribeirinha brasileira. Fundado no início da década de 1990 e instalado nos antigos galpões da Companhia Hoepcke, o Museu reúne a história do patrimônio naval brasileiro, preservando-o e inserindo-o como fator de valorização dos contextos navais tradicionais do Brasil.

Portal Barcos do Brasil

O projeto foi financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de convênio com a Associação dos Amigos do Museu do Mar, e contou com parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Fundação Catarinense de Cultura.

O objetivo do Portal é a disponibilização do acervo da Biblioteca Kelvin Duarte, que fica no Museu Nacional do Mar, ao maior número de pesquisadores possível, promovendo acessibilidade e tornando a biblioteca uma referência nacional no tema, a fim de atender desde estudantes curiosos aos mais gabaritados especialistas. O acervo disponibilizado no site reúne, além de livros, plantas, cartas náuticas e manuscritos. Grande parte do acervo se constitui em uma reunião de exemplares fora de circulação do mercado livreiro, edições esgotadas e de conteúdo precioso, abordando assuntos que incluem história naval, modelismo, pesca, folclore, descrição de viagens, entre outros.

Os pesquisadores encontrarão no site publicações como Compendio del arte de navegar (Rodrigo de Zamorano, 1581) e Viagem do Paraguay ao Amazonas (Paulo Ehrenreich, 1853). Para facilitar o acesso ao usuário, as buscas das publicações poderão ser feitas segundo critérios de: comunidades e coleções; data do documento; autores; títulos; e assuntos.

Serviço
Seminário Barcos do Brasil e do Mundo
Data:
 12 de julho
Hora: 9h às 18h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa

Programação

9h - Solenidade de abertura

9h30 - Mesa redonda com instituições de proteção do patrimônio cultural
Representantes: Iphan, FCC, Franklin Cascaes, Fundação Ilha de SFS
Mediador: Dalmo Vieira Filho

10h45 - Intervalo

11h - O Estaleiro Escola do Maranhão - Luiz Phillipe Andres

13h - Intervalo

14h30 - O Patrimônio Naval Brasileiro - Dalmo Vieira Filho

15h15 - A coleção Barcos do Brasil e do Mundo - Modelista Luiz Lauro Junior

16h - Intervalo

16h15 - Os saberes ligados ao Patrimônio Naval Brasileiro - Ana Lúcia Coutinho

17h - Palestra com Amyr Klink

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin