Casa de Anita Garibaldi, em Laguna (SC), será restaurada

Casa de Anita Garibaldi, em Laguna (SC)Uma típica casa colonial luso brasileira, localizada em Laguna, no litoral de Santa Catarina, é o espaço de memória que abriga a Casa Anita Garibaldi, um museu que lembra a trajetória da heroína brasileira que atuou na Revolução Farroupilha. Construída por volta de 1711, o edifício será agora restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por meio do PAC Cidades Históricas, foi assinada nessa quarta-feira, dia 20, a ordem de serviço para início das obras no local, contando com recursos de cerca de R$ 482,8 mil. 

Com previsão de conclusão até o fim do ano, a obra prevê a restauração de toda a edificação, incluindo serviços de paisagismo e iluminação. Em uma próxima etapa, também estão previstos um novo projeto museográfico para a Casa de Anita Garibaldi, que possui, em seu acervo, móveis e utensílios que contam a história da heroína e de Laguna. Outras oito ações estão previstas para serem realizadas na cidade, dentro da série de investimentos do PAC Cidades Históricas, que soma cerca de R$ 18,81 milhões em recursos. Também estão em execução a restauração da Casa Candemil (Arquivo Público Municipal) e recuperação de seu acervo documental, a primeira etapa da restauração da Antiga Estação Ferroviária e a requalificação urbanística do Centro Histórico.

O edifício que sedia a Casa de Anita Garibaldi é, possivelmente, a primeira edificação em alvenaria construída na atual Praça Vidal Ramos, à época conhecida como Campo do Manejo. A casa era residência de Anacleto Mendes Braga, que confeccionava vestidos de noivas e, muitas vezes servia de espaço para as próprias recepções dos casamentos, como aconteceu com Anita Garibaldi, na ocasião de sua união com seu primeiro marido, em 1835. Posteriormente, a casa também recebeu uma das principais tipografias da região. Em 1978, foi aberta ao público como Casa de Anita, transformada em um pequeno museu, aberto diariamente para moradores e turistas que visitam a cidade.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - (61) 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin