Art déco é tema de exposição nas unidades do Iphan em Goiás

Obra da artista plástica Rossana Jardim representa elementos do art déco de GoiâniaA cidade de Goiânia possui um dos maiores acervos art déco do país. Manifestação essencialmente decorativa que deu suporte formal para diversas tipologias arquitetônicas em várias partes do mundo a partir dos anos 1930, o gosto art déco está evidente em obras marcantes da capital goiana, como o Teatro Goiânia, a Torre do Relógio da Avenida Goiás e o Coreto da Praça Cívica, compondo o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Parte desse acervo foi retratado pela artista plástica goiana Rossana Jardim e deu origem à exposição Cicloramas – Grafismo Art Déco, que segue, a partir do dia 26 de julho em itinerância por Goiás, Goiânia e Pirenópolis. 

Com apoio do Iphan e realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, a exposição inicia sua jornada na cidade de Goiás, onde segue até o dia 06 de setembro, no Escritório Técnico do Iphan de Goiás. De 20 de setembro a 01 de novembro, os trabalhos estarão disponíveis à visitação na sede da Superintendência do Iphan em Goiás, em Goiânia. Depois disso, seguem de 14 de novembro a 18 de janeiro para seu último destino, no Escritório Técnico do Iphan de Pirenópolis.

A exposição é parte das comemorações dos 15 anos do tombamento do acervo art déco de Goiânia. Sua abertura, na cidade de Goiás, também coincide com o aniversário da cidade e marca a data da transferência simbólica da capital para a antiga Vila Boa. Com curadoria de Antônio da Mata, serão apresentadas 18 digigrafias – técnica em que as imagens da pintura são adquiridas por meio da digitalização e então impressas em papel fine art. O resultado são impressionantes formas gráficas dos bens representativos do art déco goianiense, transformados em cicloramas e mandalas repletos de cores e significados.

Serviço:
Exposição Cicloramas – Grafismo Art Déco, da artista plástica Rossana Jardim

Cidade de Goiás – de 27 de julho a 06 de setembro de 2018
Goiânia – de 20 de setembro a 01 de novembro de 2018
Pirenópolis – de 14 de novembro a 18 de janeiro de 2019
[Programação completa]

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - (61) 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin