Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis (SC) é restaurada

Casa de Câmara e Cadeia foi restaurada pelo Iphan e a Prefeitura Municipal de Florianópolis
A capital catarinense ganha um novo equipamento cultural e atrativo turístico a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de setembro. A antiga Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis foi integralmente restaurada e modernizada, por meio de uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em convênio com a Prefeitura Municipal. Agora, o edifício receberá o Museu da Cidade, que será implantado e gerido pelo SESC, encerrando um período de anos sem uso.

Foram investidos mais de R$ 7,5 milhões na restauração do edifício do século XVIII, sendo cerca de R$ 4 milhões advindos do Iphan, por meio do Fundo Nacional de Cultura. A obra contemplou tanto o restauro arquitetônico, recuperando as características históricas da antiga Casa de Câmara e Cadeia, quanto a modernização necessária para o novo uso, conferindo condições adequadas de acessibilidade, iluminação e climatização das salas. A entrega da obra de restauração será em cerimônia realizada no local, com a presença da superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Nizzola, e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entre outras autoridades locais. 

Local de grande importância histórica para Florianópolis, o edifício foi inaugurado em 1780, para abrigar o poder legislativo e a cadeia da antiga Nossa Senhora do Desterro. O casarão de características luso-brasileiras, localizado na Praça XV de Novembro, recebeu diversas alterações ao longo do tempo e, nos últimos anos em atividade, sediou a Câmara Municipal de Florianópolis. Com a nova proposta de uso, o museu irá contar com um espaço que retrata a história da cidade, utilizando ferramentas interativas e dinâmicas, além da história da própria edificação, que é uma das três mais antigas da cidade.

A intervenção está entre uma série de investimentos que o Governo Federal, por meio do Iphan, vem realizando no Patrimônio Cultural de Florianópolis nos últimos anos. Uma delas é a restauração do Museu Victor Meirelles, já em fase de conclusão. Também está em curso a revitalização do Largo da Alfândega, cuja obra foi iniciada em agosto.

Serviço:
Entrega da obra de restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia

Data: 14 de setembro, 11h30
Local: Casa de Câmara e Cadeia, Praça XV de Novembro, Centro – Florianópolis/SC

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5516- 2024-5533 / (61) 99381-7543 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin