Aberta licitação para ações de restauração do Real Forte Príncipe da Beira

Forte de Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO)Está aberto o edital de licitação para a execução de obras emergenciais no Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO). Essa ação inicia uma série de atividades a serem realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Exército Brasileiro (EB) e outros parceiros visando a completa revitalização do forte, que deve ser concluída em um prazo de cinco anos. A empresa contratada para as obras iniciais ficará a cargo da restauração do conjunto de poterna/latrinas da fortificação, além de outros serviços de conservação. O prazo para o recebimento de propostas para a contratação se encerra no dia 18 de outubro, às 10h. 

O Iphan, junto com o EB, tem trabalhado no desenvolvimento de um processo que promova, além da recuperação física do forte, a sustentabilidade para sua a futura gestão e a garantia de que as referências culturais associadas ao bem serão preservadas. Com o cumprimento dessa primeira etapa de restauração, será possível a realização de futuros projetos de preservação, como as demais obras previstas e a implantação do Canteiro Modelo de Conservação, projeto que, além de abrigar as atividades cotidianas dos serviços de restauração, irá promover oficinas de capacitação, pesquisas arqueológicas e de fomento desenvolvidos junto à sociedade, inventários participativos, entre outras.

O Real Forte Príncipe da Beira faz parte do Conjunto de Fortificações candidato a Patrimônio Mundial da UNESCO. Com um perímetro de mais de 900 metros, é uma das maiores obras edificadas pela engenharia militar portuguesa no Brasil Colonial. Está localizado às margens do rio Guaporé, em Costa Marques, uma região estratégica para a defesa das fronteiras entre o Brasil e a Bolívia, disputadas por Espanha e Portugal, durante o período do Brasil Colonial, no século XVII.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin