Belém (PA) recebe evento sobre a preservação de Centro Histórico

Circular Campina Cidade VelhaEntre os dias 27 e 30 de setembro, em Belém (PA), o Projeto Circular Campina Cidade Velha irá promover o Fórum Circular: Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade. O evento, que tem apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contará com mesas, debates e palestras, que servirão para criar diretrizes para o futuro do projeto, além de nortear a criação de políticas públicas para a proteção do Centro Histórico de Belém. 

O fórum também busca provocar reflexões e proposições relacionadas às formas de ocupação, intervenção e atuação nas áreas tombadas e seus entornos, que tenham como premissa o envolvimento da sociedade civil em parceria com o poder público. O objetivo é agregar e potencializar as diversas iniciativas locais de reapropriação dos espaços públicos, gerando novas oportunidades e possibilidades de moradia, trabalho, educação, cultura e lazer.

Os resultados do Fórum Circular serão reunidos em um relatório que será encaminhado às instituições responsáveis pela proteção do Centro Histórico de Belém, a nível federal, estadual e municipal, contendo questões emergenciais de melhorias a serem incorporadas a um futuro plano de requalificação da área tombada.

As inscrições são gratuitas, com o limite de 200 vagas, e podem ser realizadas através do site do projeto.

O Projeto Circular Campina Cidade Velha
Criado para estimular o processo de revalorização dos bairros do Centro Histórico de Belém, o Circular Campina Cidade Velha surgiu em 2013. Desde então, vem realizando cinco edições ao ano, sempre de dois em dois meses.  Em pouco mais de quatro anos, foram 23 edições realizadas. Em cada evento mais de cinco mil pessoas circulam pelos bairros históricos e participam das programações realizadas por mais de 40 espaços autônomos e públicos situados nos birros Campina e Cidade Velha.

O Circular é uma realização da sociedade civil organizada, constituído por um grupo de artistas, pequenos empreendedores culturais e gastronômicos e empreendedores sociais articulados em rede.  São moradores, gestores criativos, trabalhadores e frequentadores do Centro Histórico, que partilham de uma mesma preocupação: o estado de degradação do patrimônio arquitetônico, cultural e social da cidade de Belém.

Por sua importante contribuição na preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, Circular Campina Cidade Velha é uma das ações ganhadoras da 31ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Serviço
Fórum Circular: Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade

Data: de 27 a 30 de setembro
Horário: 9h às 16h
Local: Mercedários/ UFPA
Endereço: Rua Gaspar Viana Nº 125, Campina – Belém (PA)
Inscrições 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin