Prêmio Jongo/Caxambu está com inscrições abertas

Prêmio Jongo/CaxambuO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulga o Edital 2018 do Prêmio de Salvaguarda do Jongo/Caxambu, destinado a grupos jongueiros e caxambuzeiros do Espírito Santo e detentores que atuam na salvaguarda dessa forma de expressão afro-brasileira. Serão 10 premiações oferecidas a iniciativas de caráter exemplar, que atuam na divulgação, fomento, valorização e fortalecimento das manifestações de Jongo e Caxambu no estado capixaba. Cada premiado receberá o valor de R$ 10 mil. As inscrições estão abertas até 1º de novembro.

O Jongo, também chamado de Caxambu ou Tambu, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, é uma manifestação cultural que integra a percussão de tambores, dança coletiva e elementos de espiritualidade. A salvaguarda de bens de natureza imaterial significa apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

Existem hoje 22 grupos jongueiros identificados no estado do Espírito Santo. O fomento às iniciativas e ações dos jongueiros é uma reivindicação dos próprios praticantes, como forma de melhorar as condições sociais e materiais de transmissão e reprodução de saberes relacionados à manifestação.

Podem concorrer projetos de organização de festejos, celebrações ou expressões artísticas (dança, música, teatro, artes visuais); ações de intercâmbio entre os grupos; festivais; estruturação de Centros de Referência; compra ou manutenção de equipamentos e materiais; aquisição de instrumentos musicais; apoio a pesquisa e divulgação do Jongo e Caxambu; produção bibliográfica; produção audiovisual; formação, mapeamento, conservação e disponibilização de acervos; ações educativas; formação; capacitação; transmissão de saberes (incluindo o apoio à grupos mirins); apoio à organização e à mobilização comunitária; seminários e encontros; e ações direcionadas para sustentabilidade dos grupos, com promoção da utilização sustentável dos recursos naturais.

Os grupos interessados poderão participar da oficina de elaboração de projetos promovida pelo Iphan dia 29 de setembro, em Cachoeiro de Itapemirim, e no dia 6 de outubro, em Conceição da Barra.

Serviço
Prêmio Jongo e Caxambu no Espírito Santo

Inscrições: de 18 de setembro a 1º de novembro
Edital: goo.gl/UM9AkG

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br
(61) 2024-5526- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin