Vida e obra de Athos Bulcão são temas de livro infantil

Lançamento livro Athos Colorido BrasíliaPersonagem presente na vida dos brasilienses, Athos Bulcão colore e adorna a capital federal com seus mosaicos e obras inconfundíveis. Seguindo um importante passo no compromisso com a educação patrimonial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança o livro Athos, Colorindo Brasília. Este é o primeiro projeto da Coleção Patrimônio para Jovens, iniciativa da Superintendência do Iphan no Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEDF). A publicação será apresentada a escolas públicas, em três dias diferentes, quando o Boneco Vovô, representando o próprio Athos Bulcão, vai apresentar o personagem do livro para as crianças.
Lançamento do livro Athos, colorindo Brasilia

As crianças vão conhecer, de forma didática e lúdica, a história de Athos Bulcão, um dos mais importantes artistas da história do Brasil. A obra traz ilustrações com personagens que guiarão as crianças, junto com Athos, nessa viagem dentro da história. A ideia é que a coleção seja utilizada como material didático complementar sobre o tema do Patrimônio Cultural.

Para o lançamento, durante as apresentações nas escolas, a vida particular do personagem principal será abordada, dando destaque para a sua sensibilidade. Boneco Vovô também vai explicar como se relacionam as obras de Athos Bulcão e dos arquitetos Oscar Niemeyer e João Filgueiras, conhecido como Lelé. Após a apresentação geral do livro, pela professora Glória Yung, os alunos receberão o desenho de um azulejo para pintar e recortar.

A coleção
Em 2018, Athos Bulcão completaria 100 anos de nascimento e, por isso, foi escolhido para o primeiro volume desta coleção. Sua vida e obra também têm grande relação afetiva com Brasília, sendo difícil dissociar sua imagem da capital do Brasil. Suas criações estão espalhadas por edificações, ruas e parques, se misturando ao cotidiano da cidade.

A Coleção Patrimônio para Jovens, que contará com 10 volumes, focará na história dos aspectos do Patrimônio Cultural de Brasília e terá pioneiros da capital como condutores das narrativas. O objetivo é que os leitores se identifiquem com as obras, com temas sobre o Plano Piloto e várias cidades do Distrito Federal.

Serviço:
Lançamento do livro Athos, Colorindo Brasília

Programação 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Michel Toronaga – michel.toronaga@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

Lançamento do livro "Athos Colorindo Brasília"

  • DF_Eventos_Lançameto_Livro_Athos
    Lançamento livro Athos Colorido Brasília
  • DF_Eventos_Lançameto_Livro_Athos
    Lançamento livro Athos Colorido Brasília
  • DF_Eventos_Lançameto_Livro_Athos
    Acevo Iphan
  • DF_Eventos_Lançameto_Livro_Athos
    Lançamento livro Athos Colorido Brasília
  • DF_Eventos_Lançameto_Livro_Athos
    Lançamento livro Athos Colorido Brasília
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin