Igreja do Bonfim é restaurada em Pirenópolis

publicada em 27 de agosto de 2013, às 15h21

 

No próximo dia 06 de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) entrega à comunidade a restauração arquitetônica e artística da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, e seus acervos em Pirenópolis/GO. A cerimônia realizada a partir das 18h30, no Largo do Bonfim, terá celebração de novena e missa solene.

A execução dos serviços teve início em 2010, incluindo o altar principal e altares colaterais, arco cruzeiro, medalhão e púlpito de cruz. A obra foi executada em três etapas. Durante os procedimentos iniciais, técnicos do Iphan descobriram diversas pinturas barrocas de extremo requinte escondidas debaixo de camadas de tinta e reboco no forro da capela mor e nas paredes do altar principal. A importância desta descoberta ultrapassa os valores; artístico, histórico e cultural e acrescenta novos valores de rememoração a comunidade de Pirenópolis.

Assim, iniciou-se a segunda etapa da obra, que buscou revelar toda a pintura descoberta e realizar um diagnóstico de seu estado de conservação e preservação para, em seguida, serem executados os procedimentos restaurativos. Com o resgate da pintura parietal foi possível compreender que esta possui integridade perfeita com as pinturas do nicho do altar principal.

Mais de dez especialistas em restauro trabalharam na recuperação da igreja. Descobriu-se ainda uma rachadura acima do arco cruzeiro iniciando assim a terceira etapa da obra que apreciou a recuperação estrutural geral do edifício, dos pés e esteios, além de iluminação interna e externa.

História
A Igreja Nosso Senhor do Bonfim tem 260 anos e foi construída por escravos durante o Brasil Colônia, sendo erguida entre 1750 e 1754 de modo a ter a sua fachada voltada para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Matriz). Seu benfeitor foi o Sargento-Mor Antônio José que adquiriu em Salvador (BA), uma imagem de tamanho natural de Nosso Senhor do Bonfim crucificado que chegou à Meia Ponte trazida por um comboio de mais de 200 escravos. A construção se encontra em sua forma original. A Igreja está inserida no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis, tombado pelo Iphan em 1990.

Confira aqui o convite.

Superintendência do Iphan em Goiás
Rua 84, 61 – Setor Sul.
Goiânia-Goiás. CEP 74080-400
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
Site: www.iphan.gov.br
Endereço eletrônico: técnica.go@iphan.gov.br; larissy.borges@iphan.gov.br

Escritório Técnico II – Pirenópolis/Goiás
Chefe do Escritório Técnico: Maurício Imenes
 Endereço eletrônico: etec.pirenopolis@iphan.gov.br; mauricio.imenes@iphan.gov.br
Rua 24 de Outubro, 01 – Centro Histórico
Cidade Pirenópolis/Goiás. CEP 72.980-000
Telefone: (62) 3331-1326

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin