Edição especial do Café com Prosa discute o Patrimônio Cultural e a Constituição Federal

Discutir os avanços que a Constituição de 1988 trouxe para o Patrimônio Cultural do país. Com esse objetivo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), a Escola da Advocacia-Geral da União em Goiás (EAGU-GO) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) promovem, no dia 22 de novembro, a partir das 14 horas, uma edição especial do Café com Prosa, que terá como tema os 30 Anos da Constituição Federal e o Patrimônio Cultural Brasileiro. O evento, que é tradicionalmente realizado pela Superintendência do Iphan em Goiás, coloca em discussão temas relativos ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

Para esta edição, foram convidados como palestrantes o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson Antônio de Almeida; a procuradora da república Zani Cajueiro Tobias de Souza, lotada no MPF em Minas Gerais; a procuradora federal junto ao Iphan em Goiás, Ana Lídia Pinto Oliveira Machado; e o promotor de justiça Juliano de Barros Araújo, do Ministério Público do Estado de Goiás.

A intenção é que, por meio das discussões promovidas pelos palestrantes, os participantes possam conhecer mais as bases para a atuação legal do Ministério Público e do Iphan em todo o território nacional. Além disso, busca fortalecer o diálogo com gestores públicos, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de entidades civis organizadas e demais interessados na área do patrimônio cultural.

O evento é aberto à participação da sociedade em geral e as inscrições são gratuitas. Os interessados em participar podem inscrever-se no período de 5 a 16 de novembro e um certificado de quatro horas será fornecido aos participantes.

30 anos da Constituição

O ano de 2018 marca o trigésimo aniversário da atual Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. A Constituição Federal é o conjunto de leis fundamentais do país, considerada a diretriz máxima para a determinação do papel do Estado Brasileiro. No campo da cultura, trouxe inúmeros avanços: além de ampliar o conjunto de bens que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro, reconheceu formas de proteção por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação.

 

Serviço:

Café com Prosa: O Patrimônio Cultural e a Constituição Federal

Data: 22 de novembro de 2018, a partir das 14h

Local: Auditório do Ministério Público Federal em Goiás

          Avenida Olinda, nº 500, Edifício Rosângela Pofahl Batista, Park Lozandes, Goiânia/GO

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
Marianne Cardoso – marianne.cardoso@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5533 
(61) 99381-7543 (62) 3224-6402
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin