Obras no Congresso Nacional retomam aspectos originais do projeto de Niemeyer

Obras no Congresso Nacional retomam projeto de NiemeyerPatrimônio Cultural do Brasil, tombado desde 2007, o Palácio Nereu Ramos – nome oficial do edifício do Congresso Nacional –, construído na capital federal entre 1958 e 1960, está recebendo obras de intervenções em seu espaço interno e trará de volta a concepção original do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

O edifício principal, parte do Palácio, foi projetado para abrigar os Órgãos da Mesa, com ênfase nas atividades do Plenário. Com o passar do tempo, os espaços destinados aos escritórios de apoio à função parlamentar sofreram alterações para acomodar novas necessidades não previstas no programa original do edifício, como agências bancárias, por exemplo. 

O projeto de intervenção foi discutido e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e as obras são acompanhadas de perto pela Superintendência do Iphan-DF. “Ao se observar o processo histórico de concepção e ocupação do Palácio Nereu Ramos, nota-se que ao longo do tempo foram muitas as intervenções e modificações visando adaptá-lo às necessidades da Câmara dos Deputados, e que acabaram por alterar aspectos da organização interna proposta pelo arquiteto Oscar Niemeyer”, afirma o superintendente do Iphan-DF, Carlos Madson Reis. 

Além de restituir a presidência da Câmara ao seu local original, com vista para a Esplanada dos Ministérios, o plano também promove a Obras no Congresso Nacional retomam projeto de Niemeyerdesobstrução de uma importante área de circulação, resgatando não apenas características originais do Palácio, mas também estabelecendo alterações necessárias para viabilizar medidas de segurança contra incêndio e pânico.

Com essas alterações o edifício ganha em conforto, funcionalidade e beleza, pois a intervenção possibilitará também maior visibilidade a um dos painéis do artista Athos Bulcão projetado para o Congresso Nacional. A entrega dos novos espaços no edifício principal está prevista para janeiro de 2019.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 - 2024-5511 
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin