Obras no Congresso Nacional retomam aspectos originais do projeto de Niemeyer
Patrimônio Cultural do Brasil, tombado desde 2007, o Palácio Nereu Ramos – nome oficial do edifício do Congresso Nacional –, construído na capital federal entre 1958 e 1960, está recebendo obras de intervenções em seu espaço interno e trará de volta a concepção original do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
O edifício principal, parte do Palácio, foi projetado para abrigar os Órgãos da Mesa, com ênfase nas atividades do Plenário. Com o passar do tempo, os espaços destinados aos escritórios de apoio à função parlamentar sofreram alterações para acomodar novas necessidades não previstas no programa original do edifício, como agências bancárias, por exemplo.
O projeto de intervenção foi discutido e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e as obras são acompanhadas de perto pela Superintendência do Iphan-DF. “Ao se observar o processo histórico de concepção e ocupação do Palácio Nereu Ramos, nota-se que ao longo do tempo foram muitas as intervenções e modificações visando adaptá-lo às necessidades da Câmara dos Deputados, e que acabaram por alterar aspectos da organização interna proposta pelo arquiteto Oscar Niemeyer”, afirma o superintendente do Iphan-DF, Carlos Madson Reis.
Além de restituir a presidência da Câmara ao seu local original, com vista para a Esplanada dos Ministérios, o plano também promove a desobstrução de uma importante área de circulação, resgatando não apenas características originais do Palácio, mas também estabelecendo alterações necessárias para viabilizar medidas de segurança contra incêndio e pânico.
Com essas alterações o edifício ganha em conforto, funcionalidade e beleza, pois a intervenção possibilitará também maior visibilidade a um dos painéis do artista Athos Bulcão projetado para o Congresso Nacional. A entrega dos novos espaços no edifício principal está prevista para janeiro de 2019.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr