Boi-Bumbá do Amazonas recebe certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

Representantes do Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins receberam ontem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil. A entrega foi realizada durante a cerimônia da  Ordem do Mérito Cultural – OMC do Ministério da Cultura e contou com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do Presidente da República Michel Temer, dos ministros Eliseu Padilha e Sérgio Sá Leitão, além da primeira-dama Marcela Temer.  A manifestação foi reconhecida no último dia 09 de novembro, durante a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Belém (PA).

Boi Bumbá apresenta-se na cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em Belém (PA)Os modos de brincar o Boi são diferentes dependendo da região do país. Em cada contexto há variações e denominações próprias, além de ocorrer em distintas épocas do ano. Seja qual for a vertente, o folguedo se estabeleceu de forma marcante na região amazônica e, a cada apresentação, faz o coração dos brincantes e de quem assiste pulsar mais forte. Nessa região, ocorre com mais frequência durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. 

A Ordem do Mérito Cultural (OMC) é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. A escolha dos agraciados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Este ano, um total de 35 personalidades e instituições brasileiras que se destacaram no cenário cultural do país ao longo dos anos foram reconhecidas. 

Boi de Terreiro, Boi de Rua e Boi de Arena: os bois do Médio Amazonas e Parintins 

O folguedo ou a brincadeira do Boi teria chegado na Amazônia por meio das missões jesuíticas, em seu esforço de catequização ao longo do século XVII, retomando tradições presentes no Mediterrâneo europeu e agregando influências indígenas e negras. Já no período de migração para a região amazônica, por conta da exploração das seringueiras e da produção da borracha, essas manifestações da brincadeira do Boi também receberam referências de outras regiões do país, principalmente nordestinas. 

Assim, os Bois do Médio Amazonas e Parintins se caracterizam de formas diferentes. O Boi de Terreiro apresenta o tema de morte e ressurreição do animal e traz, em sua estrutura, um ritual em quatro momentos: rito de chegada; de evolução; de despedida; e por último, rito de matança. Ele se assemelha ao Boi de Rua, que, por sua vez, acontece no espaço urbano e sem lugar fixo. Este é realizado em locais públicos, em interação com as pessoas que ali passam e com os moradores, que oferecem ao dono do Boi e aos brincantes algum tipo de agrado. Boi Bumbá apresenta-se na cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em Belém (PA).

Derivado dos Festivais Folclóricos da região, surge o chamado Boi de Arena. Esta modalidade do folguedo se estabeleceu de forma especial na cidade de Parintins (AM) e apresenta características muito específicas. O Festival Folclórico de Parintins, referência dos estudos sobre o Boi de Arena, ocorre anualmente na última semana de junho. Durante três noites, dois grupos de Boi Bumbá, o Garantido e o Caprichoso, se revezam em apresentações de caráter competitivo, no espaço conhecido como Bumbódromo. O local, assim chamado em alusão ao Sambódromo do Rio de Janeiro (RJ), se pinta nas cores do Boi e milhares de pessoas se dividem entre as duas arquibancadas - uma vermelha, do Garantido; e outra azul, do Caprichoso – enquanto um corpo de jurados avalia a performance dos grupos e decide pelo grande campeão. 

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Glória Tega – gloria.tega@iphan.gov.br 
(61) 2024-5532 - 2024-5511 - 2024-5513
(11) 99956-3230
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin