Campo Grande (MS) recebe evento sobre a preservação do Patrimônio Cultural Indígena

Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene NaweA tradição indígena reúne uma vasta construção de saberes e formas de expressão manifestadas em danças, modos de fazer, rituais e práticas artísticas intrínsecas à formação da sociedade brasileira. Sua proteção será o foco das ações do I Simpósio do Patrimônio Cultural Indígena, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul (Iphan-MS), que será realizado no dia 06 de dezembro, no Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. 

Com uma programação  dinâmica, o evento contará com palestras, rodas de conversas e oficinas de etno design; cerâmica indígena; pintura em cerâmica Guarani e desafio da preservação da Arte Kadiwéu. O Simpósio será palco ainda da exibição do documentário Kuña Porã: matriarcas Kaiowa e Guarani, que dará início aos debates sobre a criação da Coleção Audiovisual Indígena, no Museu da Imagem e do Som.

O objetivo do Simpósio é despertar reflexões através dos debates sobre a transmissão dos saberes, a proteção e a educação patrimonial dos bens culturais que estão presentes em todo universo indígena. Como fruto essencial do Simpósio, será constituído um grupo de trabalho, que apontará as discussões e ações para a salvaguarda e preservação do Patrimônio Cultural Indígena no estado de Mato Grosso do Sul, assim como a elaboração de uma Carta de Patrimônio Indígena, documento que irá traçar as diretrizes dessas ações.

O Simpósio terá a participação de representantes do Iphan, da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI), da ONG Casa dos Ventos, professores, pesquisadores, membro da e outras instituições envolvidas na salvaguarda do Patrimônio Cultural Indígena no estado. Todas as atividades são abertas a comunidade. 

Serviço:
I Simpósio Do Patrimônio Cultural Indígena 

Data: 06 de dezembro
Horário: das 7h30 às 18h
Local: Museu das Culturas Dom Bosco
Endereço: Av. Afonso Pena, 7000 - Cidade Jardim, Campo Grande
Inscrições: Oficina de Etno Design: https://goo.gl/1esKJk
                   Oficina Modo de Fazer Cerâmica Indígena: https://goo.gl/u2zVjb
                   Oficina Pintura em Cerâmica Guarani: https://goo.gl/ZKpTzT
                   Oficina Desafio da Preservação da Arte Kadiwéu: https://goo.gl/ro2Wde
Obs: Como todas as oficinas serão das 13h30 às 15h30, só é permitido a inscrição em uma.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
André Gomes (Estagiário sob supervisão) – andre.gomes@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin