Mariana (MG) comemora reconhecimento da Unesco com exposição sobre o Patrimônio Cultural

Projeto Restaurando Memórias: O Patrimônio Cultural de MarianaReconhecida pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado desde 1938, a cidade de Mariana (MG) comemora agora a chancela internacional concedida pela Unesco a um importante acervo documental do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana (AHCSM), que fica sob a guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cerimônia de diplomação concedida ao à Casa Setecentista ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). Em Mariana, a comemoração está marcada para o dia 13, com a abertura da exposição Restaurando memórias: o Patrimônio Cultural de Mariana, com fotografias feitas por moradores da cidade.

A exposição, realizada pelo Iphan, com apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e da Prefeitura Municipal, destaca, a partir do olhar de moradores de Mariana, os bens culturais acautelados em nível municipal, estadual e federal, assim como as ações empreendidas pelo poder público para a salvaguarda do Patrimônio Cultural. Construída de forma colaborativa, a mostra ficará aberta gratuitamente na sede da Casa Setecentista, do dia 13 de dezembro até o fim de março de 2019, das 9h às 12h e de 13h às 16h.

O conjunto documental centenário
Composto pelos inventários post-mortem produzidos pelo Cartório do Primeiro Ofício da Comarca de Mariana, o conjunto é composto por mais de 3 mil documentos que contemplam um amplo recorte temporal, que abrange desde os anos de 1713 a 1920 e cobre uma extensa região de Minas Gerais, conhecida como Termo de Mariana. Os inventários concordam com a concepção de Memória do Mundo, proposta pela Unesco, pois são suportes de uma memória compartilhada entre Brasil, Europa, África e Ásia. Estes documentos são uns dos primeiros registros escritos sobre o descobrimento do ouro na região, o que atraiu uma diversidade de pessoas dos mais distintos lugares do Brasil e do mundo. Mariana foi o centro do império português no século XVIII e tornou-se, em pouco tempo, a primeira vila e cidade de Minas Gerais devido à sua relevância, tanto em número de população quanto na riqueza que transferiu à coroa portuguesa. 

Desde 2005, o Iphan em cooperação técnica com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), realiza o projeto Digitalização e Acesso em Meio Digital dos Acervos dos Cartórios do 1o e 2o Ofícios, conservados no AHCSM, tornando a documentação acessível para pesquisa através do Portal Acervos de Minas Gerais do Laboratório. O conjunto documental reconhecido pela Unesco já foi digitalizado e está disponível online

Projeto Restaurando Memórias: O Patrimônio Cultural de MarianaMemórias do Mundo: o patrimônio documental da humanidade
Criado pela UNESCO em 1992, o Programa Memória do Mundo/Memoryofthe World – MoW reconhece como Patrimônio da Humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados. Tendo como objetivo estimular a preservação e a ampla difusão desse acervo, o MoW facilita a preservação desses documentos e seu acesso, contribuindo, assim, para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade. Ao todo 73 países participam do Programa Memórias do Mundo. O Ministério da Cultura (MinC) é o gestor do programa no Brasil e o Iphan ocupa umas das cadeiras no Comitê Nacional do Programa. 

Serviço
Abertura da exposição Restaurando memórias: o Patrimônio Cultural de Mariana

Data: 13 de dezembro, às 16h30
Visitação: de 13 de dezembro de 2018 a 30 de março de 2019
                 de 9h ás 12h e de 13h às 16h
Visita guiadas: (31) 3557-1455 
                          escritorio.mariana@iphan.gov.br
Local: Rua Direita, nº 7 - Centro - Casa Setecentista/ sede do EscritórioTécnico do Iphan 

Evento gratuito

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Yara Diniz - yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin