Selos retratam cemitérios tombados

publicada em 19 de agosto de 2013, às 10h21

 

A Emissão Postal Cemitérios Brasileiros: Patrimônio Cultural Brasileiro, realizada pelos Correios, divulga os detalhes mais significativos dos quatro cemitérios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em estados do Nordeste e no Pará: o Cemitério de Santa Isabel de Mucugê (BA), o Portão do Cemitério de Arez (RN), o Cemitério do Batalhão (PI) e o Cemitério da Soledade (PA).

Os Correios colocaram em circulação uma quadra de selos que destaca as referências históricas, artísticas e arquitetônicas de cada cemitério, valorizando aspectos sociais, culturais e econômicos da região onde eles estão inseridos. O Cemitério de Santa Isabel, na Bahia, foi tombado pelo Iphan em 1980 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, com destaque para a silhueta das sepulturas brancas diante do fundo montanhoso.

No município de Campo Maior (PI) está o Cemitério do Batalhão, tombado pelo Iphan em 1938 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes, é considerado uma dos mais importantes marcos da história do Estado e da Independência do Brasil. O Cemitério da Soledade, em Belém, (PA) - tombado em 1964 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico - mantem as características do século XIX, época em que foi construído.

O Cemitério de Arez - localizado no município onde a Superintendência do Iphan-RN participou do lançamento durante o Dia do Patrimônio, 17 de agosto - está representado no selo por um detalhe de seu portão tombado pelo Iphan em 1962, com inscrição no Livro do Tombo Histórico. A construção data de 1822 e é atribuída ao capuchinho Frei Herculano, quando viveu naquela vila. De acordo com o historiador Câmara Cascudo, é considerada a peça mais sugestiva de todo o Estado, com seus ornamentos barrocos, colunas, frontão em forma de sino encimado por cruz, entre outros detalhes.

Com tiragem de 600 mil unidades (150 mil por motivo), cada selo será vendido a R$ 2,00. Poderão ser adquiridas pela loja virtual, pela Agência de Vendas a Distância ou nas agências dos Correios, em todo o Brasil.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin