Ruínas de São Miguel das Missões (RS) é palco de espetáculo

Espetáculo Som e Luz em Corpos que acontece no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS)Patrimônio Cultural do Brasil e do mundo, as ruínas de São Miguel Arcanjo, mais conhecido como ruínas de São Miguel das Missões, são elementos integrantes do espetáculo Som e Luz em Corpos, que acontece até o próximo dia 29 de dezembro, no sítio arqueológico do Rio Grande do Sul. A obra dá vida a personagens como as Ruínas, a Terra, o herói Sepé Tiarajú, os padres jesuítas, os colonizadores espanhóis e portugueses, e os bravos índios e índias guarani, no cenário natural onde a história aconteceu.

A temporada de 2018, coordenada pela professora Mônica Borba, foi criada via convênio entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Prefeitura de São Miguel, viabilizando uma série de atividades entre os acadêmicos do curso de dança, os estudantes indígenas da universidade e a comunidade Guarani de São Miguel. A iniciativa, que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação dos Amigos das Missões tem a direção geral de Odailso Berté e coreografia assinada pelos professores Mônica Borba e Crystian Castro.

Espetáculo Som e Luz em Corpos que acontece no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS)

Importante testemunho da ocupação do território e das relações culturais que se estabeleceram entre os povos nativos, na maioria do grupo étnico Guarani, e missionários jesuítas europeus, esses remanescentes foram tombados como patrimônio nacional em 1938. Dois anos depois, foi criado o Museu das Missões, destinado ao recolhimento e à guarda da estatuária da Igreja de São Miguel. 

Em 1983, juntamente com as Missões localizadas em território argentino de San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María La Mayor, São Miguel das Missões foi declarada Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.  Esses locais são considerados, atualmente, monumentos históricos com finalidade cultural e turística expressiva, e altamente significativos para o desenvolvimento local das comunidades envolvidas. Como exceção, esses sítios são usados para eventos religiosos ou recreativos.

O espetáculo segue nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, às 21h30min, nas Ruínas de São Miguel. 

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 - 2024-5511
(61) 99381-7543 / 98469-5514
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin