Parceria promove o Patrimonial Cultural em projetos pedagógicos da rede pública do Distrito Federal
A diversidade e a riqueza do Patrimônio Cultural brasileiro é um universo peculiar que profissionais e alunos da educação pública do Distrito Federal estão desbravando juntos, a partir de ações executadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dentre as atividades que conta com a cooperação do Iphan-DF está o apoio à formação e capacitação de educadores no curso Educação Ambiental e Patrimonial - "Relações na prática pedagógica" que acontecerá ao longo do primeiro semestre, e para o qual contribuem, também, técnicos das Secretarias da Educação, Meio Ambiente e Cultura do DF e do Instituto Brasilia Ambiental (Ibram).
No dia 07 de fevereiro, os professores foram recepcionados na sede do Instituto em Brasília pela arqueóloga do Iphan, Margareth Souza, que falou dos estudos já realizados na área da arqueologia do Distrito Federal e sobre os tipos dos 62 sítios cadastrados no DF. Para a professora Ana Paula Bernardes o curso de patrimônio cultural traz um aprendizado importante que deve ser transmitido às crianças para a educação patrimonial seja iniciada desde cedo. “Como se pode fazer a preservação daquilo que não se conhece? É fundamental fazer um trabalho conjunto desde cedo junto às crianças para perpetuar a preservação da nossa história, memória e identidade”, afirmou. Para os interessados na temática, a sede do Iphan abriga uma exposição que ficará aberta ao público até o dia 15 de março.
De acordo com o governo do Distrito Federal, o público-alvo são professores da rede pública de ensino que atuam ou atuarão na Escola da Natureza, no Projeto Parque Educador e no Projeto Territórios Culturais. A previsão é formar, aproximadamente, 25 professores. O aprofundamento na temática terá sequência no dia 11 de fevereiro quando será apresentado o Panorama do Patrimônio Cultural pelo historiador e técnico no Iphan Thiago Perpétuo, que falará sobre a história da preservação do patrimônio cultural no mundo e no Brasil, apontando como o tema da preservação no Distrito Federal se confunde com a história da própria cidade.
Parceria pelo Patrimônio Cultural
Desenvolvidas junto com o poder público local, as ações do Instituto na área da educação patrimonial têm obtido resultados benéficos para todos os envolvidos. Em 2015, foi lançado pelo Iphan o primeiro livro paradidático sobre tombamento do Conjunto Urbanístico da capital federal, Gabriel em Brasília, a cidade com asas. A publicação destinada ao público infanto-juvenil resultou na elaboração de uma cartilha para aplicação do livro em sala de aula.
No Distrito Federal, dede 2016, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – comemorado em 17 de agosto – integra oficialmente o calendário escolar. Neste mesmo ano, a Portaria nº 265 instituiu a Política de Educação Patrimonial da Secretaria de Educação.
Em 2017, a coordenadora de Educação Patrimonial do Iphan, Sonia Rampim Florêncio, ministrou para educadores oficina sobre os inventários participativos, projeto em construção. Em 2018, foi lançado o livro Athos, Colorindo Brasília sendo o primeiro da Coleção Patrimônio para Jovens, iniciativa da Superintendência do Iphan no Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Educação. Ao todo, serão 10 volumes que focará na história dos aspectos do Patrimônio Cultural de Brasília e terá pioneiros e detentores culturais de diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal como condutores das narrativas.
E para dar sequência nas ações, está sendo finalizado um Termo de Cooperação Técnica a ser assinado em breve pelas partes, que prevê, por exemplo, o apoio à implementação das Casas de Memória e Patrimônio no Distrito Federal.
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