Inventários sobre o maracatu pernambucano são entregues ao Iphan

publicada em 13 de agosto de 2013, às 10h49

 

Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, recebeu das mãos do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, os dossiês sobre as formas de expressão: Maracatu Rural, Maracatu Nação, Caboclinho e Cavalo Marinho. O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) de cada uma das manifestações será encaminhando ao Iphan para apreciação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural visando o registro como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A cerimônia ocorreu às 10h30, na sala de eventos do Palácio Provisório, em Recife (PE), logo após a abertura da VI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que acontece no estado entre 12 e 18 de agosto e conta com variada programação: exposições, mesas redondas, seminários, encontros, música e dança, visitações a museus e prédios históricos, além de ações de educação patrimonial. Jurema Machado participa da mesa de abertura, dia 13, quando o debate será sobre as políticas públicas voltadas para a preservação e utilização do patrimônio para o desenvolvimento local.

A sexta edição, promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Prefeitura do Recife e a Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal traz este ano o Seminário Patrimônio cultural e políticas públicas: (des) envolvimento e desafios. A iniciativa, que reúne especialistas de todo o país, tem como objetivo promover a reflexão sobre as políticas de preservação cultural do Estado. Entre os temas debatidos estão as políticas públicas e o acesso às fontes de cultura; novas tecnologias e gestão; atividades de educação patrimonial; novas urbes; paisagem cultural e patrimônios étnicos em Pernambuco.

Patrimônio e Educação
O Iphan promoveu uma mesa-redonda na Casa do Patrimônio, em Recife, na segunda-feira, dia 12, com especialistas e representantes dos governos federal, estadual e municipal para discutir o tema. Na mesma tarde foi lançado o livro Patrimônio Cultural e Transdisciplinaridade, com a abertura da exposição Acessibilidade e Educação Patrimonial nos Patrimônios de Pernambuco, resultado do trabalho de alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nos dias 13 e 14 acontece oficina com crianças de escolas de Iguarassu, quando aprenderão a confeccionar bonecos com material reciclável. No dia 15, no escritório técnico do Iphan no município terá apresentação de teatros de bonecos feitos pelas crianças, além da participação de mestres bonequeiros. O projeto desenvolvido pela Casa do Patrimônio de Igarassu do Iphan-PE, Secretaria de Cultura de Igarassu e Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos de Pernambuco (APTB), quando implementado terá como fim divulgar a arte do teatro de bonecos, por meio de apresentações mensais para as crianças e público em geral, exposições e documentários sobre o saber dos mestres bonequeiros de Igarassu e de Pernambuco. Já no dia 16, o Iphan lançará a Cartilha Preservar Olinda no escritório técnico local.

Confira [aqui] a programação completa com os locais dos eventos.

Mais informações:
Iphan-PE

(81) 3228-3011 / 3228-3496
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin