Brasil integra Comitê Executivo do Crespial

O Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (CRESPIAL) promoveu, nos dias 07 e 08 de março, a 23ª Reunião do Comitê Executivo (COE). Atendendo a indicação dos países membros, o Brasil tomou assento neste Comitê para o período de 2019 a 2022, estando representado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan) é o núcleo focal brasileiro dentro do Centro Internacional, podendo delegar funções e tarefas específicas, mas permanecendo em todo momento como coordenador geral de cada ação no país. O Diretor do DPI/Iphan, Hermano Queiroz, explica que o trabalho do Instituto junto ao Crespial busca reforçar as parcerias multinacionais visando à preservação e a valorização do Patrimônio Cultural Imaterial latino-americano. No encontro ocorrido em Cusco, no Peru, também aconteceu a votação para a presidência do COE, além de deliberações entre os 15 países membros da Região sobre o Plano operacional de trabalho a ser realizado conjuntamente ao longo de 2019.

Crespial
O CRESPIAL foi criado em 2006, a partir de acordo entre a UNESCO e o governo do Peru, com o objetivo de promover e apoiar ações de salvaguarda e proteção do vasto patrimônio cultural imaterial dos povos da América Latina. Os Núcleos Focais do CRESPIAL são quinze, corresponde aos seguintes Países Membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin