Escritório Técnico do Iphan será inaugurado em Pomerode (SC)

Escritório Técnico do Vale do Itajaí

A charmosa Casa do Salto está pronta para sediar o Escritório Técnico da Imigração em Pomerode, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), em Santa Catarina. A casa enxaimel passou por obras de restauração e adequação e, a partir do dia 04 de abril, vai se tornar mais uma base de trabalho do Instituto no estado. A estruturação do escritório no local fortalecerá ainda mais a atuação da instituição na região, auxiliando na aproximação com a comunidade, orientações e fiscalização de bens tombados, garantindo o avanço na preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural.

A casa foi cedida ao Iphan em maio de 2018, por meio de um contrato de comodato, pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Pomerode. A obra, que adequou a edificação enxaimel para receber o Escritório Técnico do Iphan, custou R$ 90 mil, com recursos próprios do Instituto. Foram recuperadas as cores originais do interior da edificação, o piso de madeira, as esquadrias e a cobertura. Além dos serviços de conservação, foram realizadas a substituição das instalações elétricas e hidráulicas e adaptações para segurança e acessibilidade. No exterior, espécies tradicionais da região foram plantadas ao redor da casa para criar um jardim e valorizar sua ambiência.

A Casa do Salto
A Casa do Salto, localizada em Pomerode (SC), foi construída entre 1915 e 1916 e permanece toda original, mantendo inclusive o fogão e o forno a lenha. Recebeu esse nome por causa de uma pequena cascata formada no riacho que corre atrás da edificação. A edificação possui apenas um pavimento, construído em técnica enxaimel, que se constitui, basicamente, de uma estrutura de madeira cujo elemento de vedação usual são os tijolos aparentes ou rebocados, ou mesmo taipa.

Roteiros Nacionais de Imigração (SC)
A cidade de Pomerode integra o projeto Roteiros Nacionais de Imigração, que abrange 17 municípios de Santa Catarina. O Projeto tem por objetivo o reconhecimento da importância do patrimônio cultural dos imigrantes no conjunto do Patrimônio Cultural Brasileiro.

A formalização desse projeto representa uma chancela de valor cultural que incide sobre os conjuntos urbanos e sobre a área rural das regiões que o integram, buscando valorizar o patrimônio cultural identificado e ampliar a qualidade de vida de seus detentores, transformando especificidades culturais em instrumentos de desenvolvimento sustentável e geração de trabalho e renda. A visitação local, por exemplo, pode trazer uma nova oportunidade de sustentação econômica para vários municípios, assim como a comercialização de produtos artesanais.

Entre as regiões incluídas no Roteiro, o Vale do Itajaí foi pioneiro ao receber o tombamento federal da Escola Rural de Rio dos Cedros, ainda na década de 1980. A partir do aprofundamento dos estudos realizados, entre 2007 e 2014, mais 60 bens foram tombados no âmbito do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, entre arquitetura religiosa, residencial rural, comercial, recreativa e institucional, escolar infraestrutura urbana e transportes, cemitério, núcleo urbano e núcleos rurais.

Serviço:
Inauguração da Casa do Salto – Escritório Técnico do Iphan na Região de Imigração

Data: 04 de abril, às 09h;
Local: Rua Frederico Weege, 824, Pomerode (SC).

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Íris Lúcia Costa Santos -  iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin