Territórios afetivos é tema de oficina em Brasília

Exposição De Ver a CidadeUma experiência de reflexão e criação com a cidade patrimônio. Essa é a proposta da oficina Troca de Saberes: (re)construindo Territórios - Vivência de Mapa Afetivo, que acontecerá no dia 03 de maio do Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília (DF). Mediada pelos técnicos em Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sônia Rampim e Paulo Peters, a vivência de mapa afetivo busca instigar afetos e relações com a cidade. Por meio de uma co-criação artística e discussões sobre o tema, os participantes são motivados a repensar os territórios e formas de se relacionar com a capital Brasília e as regiões administrativas.

Com inscrições gratuitas e online, a oficina é voltada para profissionais da educação e das artes, mas demais públicos interessados também podem participar. A Troca de Saberes é idealizada pelo Coletivo ENTREVAZIOS e faz parte da exposição De Ver Cidade, uma ação artística-educativa com foco na educação patrimonial para crianças. A diretora geral do projeto, Luênia Guedes, explica que as trocas de saberes são uma forma de desdobramento das experiências dos participantes, que podem revelar perspectivas artísticas e transdisciplinares dos processos de criação “A proposta é também trazer as trocas para, o discurso, para além da experiência com a obra que as vezes é mais poética, mas sensorial”.

Exposição De Ver a Cidade
A exposição
O projeto De Ver a Cidade - Brasília numa caixa de brincar é uma obra interativa que reinventa os espaços de Brasília em caixas lúdicas e móveis, formando uma espécie de maquete gigante acessível ao toque e à interação de crianças. Por meio de uma topografia sensível, a obra abre espaço para o protagonismo da criança na composição de narrativas com a cidade de Brasília. Nessa interação artística, as crianças poderão vivenciar experiências sobre as escalas da cidade patrimônio. Durante duas semanas, o projeto contará com uma programação diversificada com trocas de saberes, mediações para escolas e atividades artísticas. A ação artística-educativa é realizada pelo Coletivo ENTREVAZIOS e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Disitrito Federal (FAC/DF) e com parceria do Espaço Cultural Renato Russo.





Serviço:
Oficina Troca de Saberes: reconstruindo territórios afetivos

Data: 03 de maio
Horário: 15h às 17h
Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
A Exposição De Ver a Cidade fica aberta até o dia 12 de maio.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.diniz@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin