Estação Ferroviária de Silvânia, em Goiás, está restaurada e revitalizada

publicada em 02 de agosto de 2013, às 13h55

 

A obra de restauração e revitalização da Estação Ferroviária de Silvânia, em Goiás, será entregue no próximo dia 9 de agosto, às 9 horas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado (Iphan-GO). O projeto é fruto de um intenso processo que tornou real a reconstrução da história e da memória urbana relacionada ao patrimônio ferroviário da cidade, ressaltando a importância do patrimônio ferroviário em Goiás.

O trabalho conjunto realizado entre o Iphan-GO, Governo estadual, e prefeitura municipal foi fiel à originalidade construtiva da época em que foi edificada, marcada por suas linhas retas e pela singeleza do acabamento. Inaugurada em 3 de maio de 1930, a singela Estação batizada como Caturama (boa ventura), de origem Tupi, significou um verdadeiro espetáculo da modernidade, um ambiente social e cultural que marcou significativamente as relações entre pessoas com os lugares e, de forma bastante especial, a insurgência de novas perspectivas modernistas.

Para o Iphan em Goiás, a articulação do tempo presente com as dimensões do passado possibilita lançar luzes de reminiscência às gerações atuais e futuras, reconhecendo seus direitos ao patrimônio cultural e à memória. Assim, o que um dia desenhou a história, hoje se torna um espaço de memória para a cidade.

Outras Informações:
Superintendência do Iphan em Goiás

Rua 84, 61 – Setor Sul, Goiânia-GO - CEP 74080-400
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
E mail: iphan-go@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin