Brasil parte em missão de cooperação com a República do Benin

Randomica

A colonização portuguesa e o fluxo de imigração africana dos séculos XVII a XIX são aspectos da herança cultural do Brasil e do Benin (na África), que marcam o patrimônio compartilhado entre as nações. A influência se faz sentir não apenas na arquitetura, de origem portuguesa, como também nas características das manifestções culturais de ambos os povos. É por isso que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) atua, desde 2010, em cooperação com o governo do Benin, em um projeto de inventário do Patrimônio Cultural daquele país. Agora, as atenções se voltam para a conservação e restauração do patrimônio arquitetônico de influência brasileira, buscando sua dinamização econômica através do turismo.

De 27 a 31 de maio, uma delegação brasileira sairá em missão de prospecção da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) ao país da África Ocidental. Será uma missão multidisciplinar, em que servidores do Iphan irão acompanhados de técnicos do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Educação e da Fundação Cultural Palmares. Além do trabalho em prol do Patrimônio Cultural, a cooperação técnica entre os dois países envolve projetos de pesquisa agropecuária, saúde pública, cultivo, e outros temas.

No ano de 2010, o Iphan firmou um acordo com o país africano, realizando a capacitação dos técnicos do Benin para o inventário utilizando a metodologia do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SIGC) do Iphan para os bens do patrimônio material. Como resultado, em 2013, em parceria com a Direção do Patrimônio Cultural do Benin, o instituto produziu o Inventário do patrimônio afro-brasileiro das cidades de Porto-Novo e Ouidah, identificando e catalogando dezenas de bens de valor histórico e cultural, que merecem ser preservados.

Agora essa pesquisa deverá se desdobrar em um projeto de recuperação dos bens inventariados, todos imóveis coloniais identificados nessas cidades. Está prevista, ainda, a prestação de assessoria técnica no campo preservação de bens imateriais, buscando abranger o amplo universo do Patrimônio Cultural.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5511 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin